domingo, 18 de outubro de 2015

Por que zoológicos europeus matam animais saudáveis?

Por que zoológicos europeus matam animais saudáveis? 
Dissecação na frente de crianças (Divulgação/Odense Zoo)

Zoológicos europeus matam animais considerados 'excedentes' e os dissecam diante de crianças em idade escolar

O zoológico Odense, da Dinamarca, decidiu matar uma leoa saudável de nove meses por ser considerada “excedente”, já que o local já conta com muitas leoas. Apesar de a leoa ter sido oferecida a outros zoológicos, nenhum interessado foi encontrado. Então, ela foi morta e armazenada em um freezer no início deste ano. Na última quinta-feira, 15, ela foi dissecada na frente de visitantes, no intuito de ensinar às crianças presentes um pouco de biologia animal.

Este mesmo zoológico vem dissecado animais na frente de visitantes há 20 anos. O assassinato e a dissecação têm revoltado algumas pessoas, especialmente nos Estados Unidos. No ano passado, o zoológico de Copenhague fez algo parecido: matou um animal saudável, a girafa Marius, com uma pistola pneumática (usada em abate em frigorífico). Após a girafa ser dissecada na frente de crianças em idade escolar, os restos foram jogados para alimentar os leões. Depois do episódio, o diretor do zoológico, Bengt Holst, recebeu críticas de outros países e chegou a ser alvo de petições que pediam por sua demissão.

Mas isso não é exclusividade da Dinamarca. A Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (Eaza, na sigla em inglês) declarou na última terça-feira, 13, que apoiava o plano do zoológico Odense. A declaração dizia que o abate de animais é apenas uma de uma série de soluções cientificamente válidas para a sustentabilidade genética e demográfica em longo prazo das populações animais sob cuidados humanos. Além disso, a nota falava que a dissecação “é uma alternativa válida, com propósitos educacionais”.

Segundo a rede BBC, cerca de 3 a 5 mil animais saudáveis de zoológicos são mortos por ano na Europa. Já nos Estados Unidos, a Associação de Zoológicos e Aquários (Aza, na sigla em inglês) afirma que assassinatos de animais saudáveis, considerados “excedentes”, não acontecem em zoológicos e aquários credenciados pela Aza. Afinal, existe um controle de natalidade.

Bengt Holst escreveu no site do zoológico de Copenhague: “Quando os genes do animal estão bem representados no programa de reprodução e não há lugar para o animal em outro zoológico, o Programa de Reprodução Europeu concorda que ele deve ser sacrificado.” Mas por que não controlar a natalidade dos animais? Holst explica: “No zoológico de Copenhague, nós deixamos que os animais se reproduzam naturalmente.”

Numa entrevista dada no ano passado, à emissora britânica 4 News, Holst falou sobre a morte e a dissecação da girafa Marius. Ele defendeu o fato dos restos do animal terem sidos jogados para alimentar os leões, dizendo que isso era algo “natural”. “Por que proteger crianças em idade escolar da vida real?”, ele perguntou. No entanto, ele disse que as crianças não foram convidadas a assistir ao abate de Marius porque, “quando vista, a morte pode ser bem cruel”.
---------------- 
Fonte:http://opiniaoenoticia.com.br/vida/meio-ambiente/por-que-zoologicos-europeus-matam-animais-saudaveis/ 17/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário