quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Franz Kafka: a biografia de um escritor excepcional

article image

'A Metamorfose', junto aos romances 'O Processo' e 'O Castelo', garantiram o lugar de Kafka no panteão dos escritores mais importantes do século XX

“Kafka: The Years of Insight” é o segundo volume da magistral biografia de Reiner Stach sobre o autor. A primeira trata do período que vai de 1910 a 1915, quando Kafka era um jovem que varava as noites escrevendo, além de trabalhar 50 horas semanais como funcionário público. O segundo volume registra a sua crescente fama até sua morte em um sanatório austríaco aos 40, após sofrer durante anos com uma tuberculose. (Um terceiro volume, investigando os seus anos de juventude, está sendo escrito.)
Nesses anos finais, de 1916 a 1924, Kafka recebe cartas de gerentes de banco intrigados pedindo explicações a respeito de seus contos. Ele tem quatro casos, em sua maioria através de cartas, e passa boa parte de seu tempo em seu escritório apertado no Instituto de Seguros de Acidentes dos Trabalhadores. Esses anos são repletos de inspirações, mas também de doenças e depressão.
 
Apesar da melancolia , o livro é de leitura fácil. Stach, um acadêmico alemão, apresenta as dificuldades de Kafka com sua obra e saúde contra o pano de fundo da Primeira Guerra Mundial, o nascimento da Tchecoslováquia e a hiperinflação dos anos 20. Atento aos limites da biografia, Stach baseia tudo em documentos históricos e, quando possível, na própria visão de Kafka sobre os acontecimentos.
De acordo com Stach, Kafka foi “um indivíduo neurótico, hipocondríaco e enfadonho que era complexo e sensível em todos os aspectos, que sempre andava em círculos em torno de si mesmo e que problematizava absolutamente tudo”.

Alvo frequente de comentários antissemitas, Kafka retratou o mundo que via, cheio de indivíduos solitários e perseguidos, embora houvesse esperança nesse mundo.
 ----------------
 http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/franz-kafka-a-biografia-de-um-escritor-excepcional/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário