quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

10 passos para uma boa redação



Prova testa a desenvoltura na escrita e será decisiva no vestibular da UFRGS, que começa neste domingoDaqui a quatro dias começa o maior vestibular do Estado, o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Três dias depois, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inicia a sua seleção. Pouca coisa poderá ser feita até lá, além de revisão e algumas leituras. Os professores sugerem que se use esse tempo mais para relaxar. Por isso, na última edição antes desses concursos, o Vestibular traz dicas para um dos momentos decisivos das provas: a redação. Professores da disciplina apontam os passos para um bom texto.
O peso dessa prova é o máximo, três, para todos os cursos. Concorrentes com número semelhante de acertos nas demais disciplinas podem se distanciar bastante a partir do que escreverem nas 30 linhas mínimas obrigatórias.
– Tive alunos que tinham feito excelente pontuação em todas as provas de questões objetivas. Mas a nota baixa na redação foi decisiva para eles ficarem de fora da disputa. Então, uma redação pode colocar ou tirar um vestibulando da universidade – afirma Luísa Canella, professora de redação do Unificado.

1 Leia o tema da redação com muita atenção. Se necessário, leia mais de uma vez. Você deve estar bem concentrado para iniciar a prova.

2 Depois da leitura do tema, identifique com convicção o assunto da proposta e a abordagem solicitada sobre ele. Atenção: esse é um passo fundamental, porque dele depende seu sucesso no vestibular.

3 Após ter compreendido o tema, comece a planejar sua redação.

4 Antes do rascunho, assuma uma opinião de acordo com o que o tema pede. Nunca fique em cima do muro: a opinião deve estar muito clara.

5 Organize o que você pretende desenvolver com frases curtas ou até mesmo palavras-chave. Ou seja, faça um esquema para todo o seu texto, inclusive preveja o que você pode concluir a partir do que foi respondido e justificado na introdução.

6 Agora chegou o momento de começar o rascunho baseado no esquema que você fez. Importante: nesse momento, preocupe-se menos com a correção gramatical e mais com a eficiência de sua opinião e com os argumentos que a sustentam.

7 Com a definição da opinião e a escolha do(s) argumentos, saiba que o exemplo (a caracterização de uma situação, a experiência pessoal, um dado) é sempre uma possibilidade. Há temas em que o exemplo parece ser desnecessário; em outros, porém, ele dá uma consistência maior à análise. Em outras palavras, comprova aquilo que você teoricamente explica.

8 Antes de passar a redação a limpo, veja se você seguiu o esquema inicialmente proposto. Agora, é o momento de fazer as correções gramaticais, e não de acrescentar novas ideias, por mais brilhantes que sejam.

9 A aparência do texto também é importante. Lembre-se de dar um título a sua redação e de indicar a entrada de parágrafo, bem como alinhar a margem direita da folha. Qualquer tipo de letra é aceito, desde que você escreva de forma legível, diferenciando as maiúsculas das minúsculas. Evite rasuras.

10 Finalmente, só resta contar o número de linhas da sua redação (na UFRGS, o mínimo são 30 linhas).
Fonte: Unificado
Postado em ZH online, 06/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário