Compreensão total do cérebro, barateamento da tecnologia e
internet gratuita deverão tornar acessível a todos o conhecimento
produzido pela humanidade
O venezuelano José Cordeiro já deixou brasileiros de queixo caído ao
prever o fim do envelhecimento e da morte em 20 anos, com a descoberta
da cura para as doenças mais letais de hoje. Já falou das possibilidades
que a rápida evolução da tecnologia pode trazer. Agora, em visita ao
Brasil para participar do 12º Congresso do Ensino Privado no Rio Grande
do Sul, esse futurologista especializado em energia, professor e membro
do time que fundou há quatro anos uma das universidades mais inovadoras
do mundo, a Sigularity, vai falar sobre a tecnologia do futuro, o futuro da tecnologia e suas implicações para a educação.
Em entrevista para o Porvir, Cordeiro, que foi
educado nos EUA e em países europeus, trabalhou na África, Ásia, Europa e
América Latina, falou em bom português sobre o atual momento da
educação, que considera apenas comparável em importância ao surgimento
da escrita e da prensa. Para ele, estamos prestes a ter acesso gratuito e
fácil a todo o conhecimento produzido no mundo. “Essa é uma revolução
incrível. É a democratização do conhecimento”, afirma o especialista,
que aponta dois grandes movimentos internacionais elaborados para
facilitar essa realidade próxima.
O primeiro deles, afirma, é que a ciência vai ter compreendido
completamente como funciona o cérebro em dez anos. “O cérebro é o órgão
da educação. Já entendemos como funcionam os olhos, o coração, mas ainda
não conhecemos o cérebro”, diz ele, citando três grandes programas
comprometidos com essa meta: um nos EUA, um na Europa e um no Japão. “O
presidente Barack Obama anunciou uma iniciativa [a Brain Initiative,
que terá investimento de US$ 100 milhões no esforço de ‘revolucionar e
entender a mente humana’, segundo a Casa Branca]. A Universidade de
Louzanne, na Suíça, recebeu 1 bilhão de euros também para estudar como
funciona o cérebro [no Blue Brain Project]. No Japão também está havendo um esforço nacional”, afirma.
O segundo grande movimento é o desenvolvimento e o barateamento das
tecnologias, que devem beneficiar inclusive as regiões mais pobres do
planeta. “Na Índia, já há tablets que custam US$ 50. Se a Índia pode
fazer isso, por que o Brasil não pode?”, pergunta Cordeiro, que
completa: “Naturalmente, as escolas públicas têm mais dificuldade de
acesso à tecnologia, mas agora elas estão muito baratas”. O potencial de
impacto na educação, afirma ele, acontece também devido ao acesso
gratuito à internet que o Google está prometendo prover. “Até 2020, o
Google espera conectar o mundo inteiro com internet banda larga a partir
de balões flutuantes. Isso quer dizer que vai ser possível acessar a
internet da floresta, do deserto, de qualquer lugar”, comenta.
Com toda essa transformação a caminho, escola, professor e aluno
deverão se adaptar. “A internet permite que os alunos aprendam o que
quiserem, da forma que quiserem. Com os Moocs (Massive Open Online
Courses), por exemplo, os melhores professores do mundo, ganhadores de
prêmio Nobel, estão acessíveis. Isso é extraordinário”, comemora ele.
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Reportagem Por Patrícia Gomes no Porvir
Fonte: http://outras-palavras.net/author/ricardoabramovay/
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