quarta-feira, 7 de julho de 2010

Guia prático de atenção espiritual a doentes terminais

Lançado pela Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales

Por Nieves San Martín

LIVERPOOL, terça-feira, 6 de julho de 2010 (ZENIT.org) - A Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales lançou um “Guia prático para a atenção espiritual dos doentes terminais” no último dia 25 de junho, na conferência de “Fé em Saúde”, realizada em Liverpool.

Cicely Saunders, fundadora do movimento de modernos centros para doentes terminais, definiu a “dor total” como uma angústia emocional, social e espiritual que acentua a dor física. “Sem enfrentar cada um destes fatores, afirmou, fracassaremos em controlar a dor e a angústia. Quando um paciente está morrendo, isso é mais importante que nunca, ainda que as pressões da vida moderna façam que as necessidades espirituais dos pacientes sejam frequentemente ignoradas.”

O guia tem como objetivo ajudar as equipes de atenção à saúde a identificar a necessidade espiritual dos seus pacientes e a sentir confiança em sua capacidade para responder a ela.

Encomendada pelo Grupo de Referência de Saúde da Conferência Episcopal, o guia foi escrito pela Dra. Catherine Gleeson, Dr. David Jones, Pe. Paul Mason e Pe. James Hanvey SJ. Um rascunho do guia foi objeto de uma consulta pública no começo do ano.

A baronesa Finlay de Llandaff, professora de Medicina Paliativa da Universidade de Cardiff e consultora do Hospital Velindre de Cardiff, disse: “Este guia de atenção espiritual é muito valioso, porque nos permite reconhecer a angústia psicossocial e espiritual nos moribundos”.

“É aplicável aos doentes terminais de qualquer fé ou sem ela – acrescenta. Como observam os autores, ‘compartilhamos uma humanidade comum’. Este guia deveria ser lido por todos aqueles que estão perto dos doentes terminais. Morrer é uma parte da vida que chegará a nós cedo ou tarde. Devemos procurar encarar isso através dos olhos daqueles que passam por isso agora.”

Na conferência, Dom Vincent Nichols sublinhou a necessidade de atenção espiritual dos idosos e disse, sobre o novo guia: “Nesta difícil área, nosso guia reconhece a simples verdade de que há uma necessidade espiritual e que a dor espiritual não é somente uma manifestação de um sintoma médico. A dificuldade em tal situação de incerteza é como encontrar as palavras para conectar com as pessoas para quem a linguagem da fé é algo alheio. Esperamos que este documento seja uma ajuda prática para as equipes do Serviço Nacional de Saúde, que estão cuidando dos doentes terminais”.

Um dos autores, Dr. David Jones, disse: “É um documento com alguma ajuda prática, algumas orientações éticas e um convite a pensar mais profundamente. Esperamos que seja útil a uma ampla variedade de pessoas. Foi escrito especificamente de maneira que muitas pessoas possas encontrar algo, ainda que tenham uma grande variedade de antecedentes, não somente de procedência cristã”.

Publicada pela CTS, seu lançamento está ligado ao tema da conferência: “Fé em Saúde: início e final – cuidado para toda a pessoa”.

Cerca de 150 delegados assistiram à conferência em Liverpool para profissionais de atenção à saúde, de todos os credos ou nenhum. Exploraram temas de transição e mudança para quem dá atenção e para quem a recebe, com especial referência à qualidade do cuidado e às necessidades de encontro espiritual.

“Fé em Saúde” foi a segunda conferência residencial organizada pelo Grupo de Referência de Saúde, que é parte do Departamento de Responsabilidade Cristã e Cidadania, da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales. A conferência foi patrocinada conjuntamente pela Conferência de Religiosos e pela Associação Médica Católica.
______________________________________
Para ler o guia em inglês: Spiritual Care of the Dying Person (pdf).
Fonte: ZENIT (infoportuguese@zenit.org) 07/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário