terça-feira, 20 de julho de 2010

Atrações fatais na internet

MARION MINERBO*
marion.minerbo@terra.com.br


--------------------------------------------------------------------------------

A comunicação virtual pega fogo porque há ausência
de contato físico entre o casal e respostas atentas

--------------------------------------------------------------------------------


O MARCENEIRO Rodrigo da Silva, 33 anos, matou a médica Glauciane Hara, 39. Ao confessar o crime, alegou que já não agüentava o assédio e as ameaças dela. O relacionamento começou em 2007, pelo orkut. Pelo mesmo orkut ele a rejeitou, de forma cruel e ofensiva.

Lembrei de "Atração Fatal", com Glenn Close e Michael Douglas. Para ele, era só um caso, mas a amante rejeitada estava disposta a tudo.

Histórias do tipo há aos montes. O que torna a de Rodrigo e Glauciane diferente é a mediação da internet.

Num conto de Beatriz Bracher, uma mulher manda um e-mail a um conhecido pedindo seu endereço para lhe enviar um convite. Para surpresa de ambos, uma comunicação preciosa nasce da simples resposta atenta de cada um. O fato de não se verem nem partilharem o cotidiano ajudou a tecer entre eles um delicado envolvimento.

Mas por que a comunicação virtual pega fogo com tanta facilidade?

Porque a combinação dos elementos não partilhar o cotidiano + ausência de contato físico + resposta atenta faz aflorar rapidamente e com grande intensidade um amor semelhante ao que sentimos por quem cuidou de nós quando éramos pequenos.

Nosso primeiro amor foi vulcânico. Com o tempo, conseguimos domá-lo, mas continua pronto para entrar em erupção. Basta que alguma coisa no presente se pareça, ainda que de forma irreconhecível, mas inconsciente, com o que foi vivido no passado, para que a química aconteça e a coisa pegue fogo.

Faz parte dessa linhagem o amor da estudante pelo professor, do empresário pela secretária, do paciente por seu analista: um demanda atenção, o outro corresponde. Ocorre também em certo tipo de comunicação virtual.

Basta que nos respondam com atenção para que a gente se sinta correspondido. E então aquele amor ressurge com tudo. Talvez tenha sido o caso de Glauciane e Rodrigo.

Quanto mais sofrido o primeiro amor (e todos o foram, em alguma medida), mais turbulentas serão as paixões ao longo da vida.

O psicanalista conhece bem essas forças: quando afloram, toma todo o cuidado e as usa exclusivamente em benefício do paciente.

Mas quando surgem nas relações virtuais, as pessoas não sabem que estão convocando os demônios inconscientes de cada um. E muito menos que, em certos casos, a rejeição é intolerável e o outro pode realmente enlouquecer de dor. Quando percebem, pode ser tarde demais.
--------------------------------------------------------------------------------
*MARION MINERBO, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Neurose e Não-Neurose" (ed.Casa do Psicólogo)
Fonte: Folha online, 20/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário