domingo, 9 de dezembro de 2012

O verdadeiro segredo da poção mágica de Asterix e Obelix

 Rogério Rebouças*

panoramix
 No traço de Uderzo o druída Panoramix prepara sua poção mágica.

Nem só Baco e Dionísio festejavam as virtudes do vinho. Na cultura greco-romana estes deuses estavam ligados ao symposium, à convivência, a separação social - vinho melhor para os ricos e vinho pior para os menos abastados - e suas festas. São duas culturas diferentes a dos Gauleses de origem celta e a dos Romanos. Estes mais evoluídos culturalmente sabiam escrever enquanto os gauleses ainda não, estavam na chamada proto-história, isto é, conviviam com povos que sabiam escrever.

Na cultura celta ou gaulesa o vinho é um estimulante para vencer as dificuldades das batalhas. Para o arqueólogo franco suíço Matthieu Poux o vinho para os gauleses antigos, séculos I e II AC, era associado muito mais a uma esfera coletiva e militar. O vinho agia ativamente nas reuniões militares, sacrifícios e na preparação dos guerreiros que partiam ao encontro da morte de forma heróica. "A bebedeira é um elemento estruturante da batalha para os gauleses. Contrariamente aos soldados romanos de infantaria que dissolvem seus medos com algumas taças de vinho, os guerreiros gauleses se metem em um estado de possessão beligerante que constantemente fere seu opositor romano", nos ensina M. Poux em seu livro Festins Sacrés, ivresse collective et cultes guerriers en Gaule Celtic.

Ora, será exatamente nesta tradição que René Gosciny e Albert Uderzo, autores das famosas aventuras em quadrinhos de Asterix e Obelix vão se apoiar para criar a poção mágica de Panoramix. O druida vai preparar e oferecer aos seus guerreiros a poção mágica para que defendam o vilarejo gaulês das tropas de Julio César. Além das especiarias e ervas secretas ele vai colocar na poção mágica o vinho, lógico, era com esta bebida que os guerreiros encarnavam a força dos deuses e se preparavam para a glória. Por Toutatis não me perguntem qual era o vinho que Panoramix usava. Não poderei afirmar se era romano ou gaulês, mas com certeza chegava em barris e não em ânforas. Estas eram usadas pelos romanos e os barris pelos irredutíveis gauleses que a inventaram. Santé.
---------------
* Colunista do JB.
Fonte:  http://www.jblog.com.br/conexaofrancesa.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário