segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Em mensagem, Verissimo agradece o carinho do público e conta que precisa reaprender a andar

Em mensagem, Verissimo agradece o carinho do público e conta que precisa reaprender a andar Ricardo Chaves/Agencia RBS
O escritor Luis Fernando Verissimo Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS

Escritor, que saiu do hospital na última sexta-feira, enfrenta limites de locomoção e começa a fazer fisioterapia na segunda-feira

Primeira carta do mestre

As primeiras palavras públicas do escritor Luis Fernando Verissimo foram redigidas em mensagem solicitada por Zero Hora com a intenção de tranquilizar e matar as saudades dos leitores.

"A frase 'é só uma gripe' não tem sentido. Descobri que 'só uma gripe' pode matar. Também descobri que corrente, reza, pensamento positivo — tudo que complementa os milagres da medicina — funciona mesmo. É por isto que estou aqui, reaprendendo a andar e a escrever. E é por isto que, junto com a competência e a dedicação dos médicos que me atenderam e da equipe do Hospital Moinhos de Vento, posso dar um grande e comovido obrigado a todos que ajudaram com sua torcida", escreveu Verissimo, no final da tarde deste domingo.

O escritor, de 76 anos, está em casa desde a tarde da última sexta-feira, quando recebeu alta do Hospital Moinhos de Vento. Ele ficou internado 23 dias, sendo 12 dias no Centro de Tratamento Intensivo. Os exames concluíram que uma gripe comum levou a uma infecção generalizada. Durante o período na CTI, Verissimo passou dias sedado e utilizando ventilação mecânica enquanto era submetido ao tratamento da infecção.

Em casa, Verissimo tem uma rotina normal, porém cercada de cuidados. O maior comprometimento, após a saída do hospital, é a locomoção. Sem poder descer as escadas da casa localizada no bairro Petrópolis, na Capital, Verissimo pediu que o computador de seu escritório, localizado no piso térreo da residência, fosse levado até ele para escrever o e-mail.

Colorado fanático, ele não assistiu na manhã de domingo ao jogo que deu ao Corinthians o mesmo título conquistado pelo Internacional, em 2006. Os melhores momentos da vitória do time paulista sobre o inglês Chelsea no Mundial de Clubes da Fifa foram vistos à tarde. O cronista alterna os canais de esporte com os noticiários e lê jornais e revistas. Também está informado dos detalhes sobre o massacre de Newtown por e-mails enviados pela irmã Clarissa, que vive nos Estados Unidos e acompanha os episódios que mantêm o país em estado de choque.

Na segunda-feira, começa o tratamento de fisioterapia. A expectativa é de uma resposta rápida ao tratamento e de uma recuperação breve, segundo Lúcia, mulher do escritor. Ela afirma que o marido precisa de cuidados alimentares e medicação, e está cumprindo à risca as determinações médicas.

— Ele é um paciente muito paciente — elogia Lúcia. 
----------------
Fonte:  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário