C. Vogel sustenta cinco pontos que unem o platonismo ao cristianismo. São eles:
a) que as coisas visíveis não constituem a realidade primeira que existe;~
b) que a realidade finita expressa, na sua imperfeição, a existência de uma realidade perfeita e absoluta;
c) que a realidade invisível possui um valor infinitamente superior ao sensível;
d) que esta realidade superior justifica e conduz a vida;
e) o valor da alma humana e, portanto, da pessoa.
(VOGEL, C. Platonism and Christianity: a mere antagonism or a profund common ground? Tradução italiana de Enrico Peroli. Milão: Vita e Pensiero, 1993). Acrescentamos a estes cinco pontos, alem da noção de “hierarquia”, o “desprendimento” como condição indispensável para o aperfeiçoamento e contemplação da beleza superior a todo ser.
Citação feita por BEZERRA, Cícero Cunha. Dionísio Pseudo-Areopagita – Mística e Neoplatonismo. SPaulo: Paulus, 2009 p.23.
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