quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Atos falhos de um ateu



Gabriel Perissé


A linguagem pode dizer mais do que queremos, ou o contrário do que gostaríamos. Não temos controle absoluto sobre o que falamos e escrevemos. Aliás, não temos controle absoluto sobre nada. Vamos administrando nossas palavras dentro das possibilidades.

Ler bem consiste em superar a "leitura deslizante ou horizontal", como explicava o filósofo espanhol Ortega y Gasset, substituindo-a pela "leitura vertical, a imersão no pequeno abismo que é cada palavra, fértil mergulho sem escafandro".

Tudo o que lemos pode e deve passar por esse crivo. É preciso ter fôlego, manter a mente alerta e aberta, tornar-se leitor das entrelinhas, intérprete, para que as informações não se tornem "enformações" (aprisionamento em fôrmas) e as opiniões e crenças dos que têm acesso a espaços da mídia sejam ocasião para pensarmos por conta própria (como se fosse legítimo pensar um pensar "por conta alheia"!).

Crença e linguagem

Um dos desafios do físico Marcelo Gleiser, articulista da Folha de S.Paulo, tem sido traduzir em linguagem compreensível para o leitor comum (e vem realizando esta tarefa de divulgação com maestria), princípios e conceitos científicos. O risco está em desdizer com o texto, por força da simplificação didática, aquilo em que pensa.

Embora não seja cientista ateu radical (aquele tipo de ateu que se torna tão ou mais intolerante do que os mais intolerantes religiosos), Marcelo Gleiser se posiciona como não crente em Deus, conforme revelou em sabatina promovida pela Folha em 26/06/2005:

"Eu não acredito em Deus.
Acredito que coisas maravilhosas podem ser criadas
 com base apenas nas
leis da natureza."

Somemos estas palavras a uma passagem de seu mais recente artigo "A vida e as rochas" (Folha, 13/12/2009):

"Se os seres unicelulares deram origem,
ao mesmo tempo,
tanto à complexidade da vida
quanto à complexidade dos minerais,
a hipótese de que a Terra, como um todo, é, de certa forma,
uma criatura viva, ganha força."

"Criar" e "criatura" destoam deste contexto. São termos impregnados de ideias religiosas: a rigor, criatura pressupõe Criador, ou não faz sentido chamar-se "criatura". E se os seres unicelulares criaram... quem os teria criado?

O advérbio "apenas" denuncia, na declaração da sabatina, uma redução que é fruto de crença. O autor afirma não acreditar em Deus, mas usa o mesmo verbo "acreditar" em relação às leis da natureza. Crê, portanto, mas crença não se explica cientificamente...

Fonte: Observatório da Impressa online, 15/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário