domingo, 4 de julho de 2010

Neurociência redime as divagações

John Tierney
THE NEW YORK TIMES

No passado, sonhar acordado era, em geral, considerado uma falha de disciplina mental, ou algo pior.

Freud dizia que estava relacionado à neurose. Livros de psicologia alertavam que a condição podia levar à psicose.

Agora, que pesquisadores analisaram esses pensamentos errantes, descobriram que sonhar acordado é extremamente comum – e útil. A mente que sonha acordada pode mantê-la em direção a metas de longo prazo. Às vezes, sonhar acordado é contraproducente mas, outras vezes, favorece a criatividade e ajuda a resolver problemas.

Durante as horas em que estão acordadas, as mentes parecem divagar cerca de 30% do tempo, segundo psicólogos que interromperam as pessoas ao longo do dia para perguntar o que estavam pensando.

Se a pessoa está dirigindo por uma rodovia reta e vazia, a mente pode se distrair três quartos do tempo, de acordo com dois dos principais pesquisadores, Jonathan Schooler e Jonathan Smallwood, da Universidade da Califórnia.

– As pessoas consideram as divagações uma coisa ruim, mas, se nós não pudéssemos fazer isso durante uma tarefa chata, a vida seria horrível – observa Smallwood.

Há uma vantagem evolucionária para o sistema da divagação mental, diz Eric Klinger, psicólogo da Universidade de Minnesota.

“Enquanto uma pessoa está ocupada com uma tarefa, este sistema mantém outras preocupações do indivíduo como que rodando na mente”, escreve Klinger no livro Handbook of imagination and mental simulation (Manual da imaginação e simulação mental).

“Dessa forma, ele serve como um tipo de mecanismo de lembrança, além de aumentar a probabilidade de outras buscas por objetivos que não devem ser esquecidos”.

Observando mentes de pessoas durante o sono através de mapeamento cerebral, neurocientistas identificaram uma “rede em repouso” que está ativa quando as mentes das pessoas estão livres para divagações.

Quando as pessoas começam uma tarefa, a rede executiva do cérebro é ativada para emitir comandos, e a “rede em repouso” fica em stand by.

Durante alguns episódios de divagação, ambas as redes são disparadas simultaneamente, segundo Kalina Christoff da Universidade da Colúmbia Britânica.

Uma escola de neurocientistas diz que este fato poderia ajudar a explicar por que pessoas sujeitas a devaneios também têm melhores resultados em testes de criatividade.

Para encorajar este processo criativo, diz Schooler, é bom caminhar ou apenas sentar e fazer rabiscos, já que tarefas que não exigem muito das pessoas parecem liberar nossas mentes para divagações produtivas.

– Para ter criatividade, você precisa deixar sua mente devanear – aconselha Schooler. – Mas você também precisa ser capaz de perceber que tem devaneios mentais e captar a ideia quando você a tiver.
__________________________________________
Ciência Hoje Os condomínios ecológicos Página A16
Tradução: Maíra Mello e Victor Barros
Fonte: JB online - Domingo, 4 de Julho de 2010

Um comentário:

  1. (...“Uma escola de neurocientistas diz que este fato poderia ajudar a explicar por que pessoas sujeitas a devaneios também têm melhores resultados em testes de criatividade.

    Para encorajar este processo criativo, diz Schooler, é bom caminhar ou apenas sentar e fazer rabiscos, já que tarefas que não exigem muito das pessoas parecem liberar nossas mentes para divagações produtivas.

    – Para ter criatividade, você precisa deixar sua mente devanear – aconselha Schooler. – Mas você também precisa ser capaz de perceber que tem devaneios mentais e captar a ideia quando você a tiver.”...)
    Seja lá quem for Schooler ele está ERRADO!!! Vou explicar o processo corretamente...Anotem por favor essa data, já que meus comentários são sempre “pesquisados” (para dizer o mínimo...)...Lá vai...Pessoas naturalmente propensas ao devaneio são em geral mais criativas devido ao fato de que o devaneio é realmente uma coisa ruim...que deve ser evitada...Em nenhuma situação poderia ser bom para qualquer pessoa a perda da capacidade do controle sobre seus processos mentais...Há uma infinidade de processos mentais sobre os quais sequer nos damos conta, então pergunto: Como poderia ser aceitável permitir voluntariamente qualquer processo mental supostamente “fora de controle mas “consciente”? Explicando melhor: Devemos e necessitamos SEMPRE estar com todos os processos consciente sob controle...Nossa mente e nosso corpo e nossa própria estrutura cognitiva precisam disso...É por esse motivo que pessoas que sofrem de excesso de devaneios são criativas...PQ ELAS ACABAM POR UM PROCESSO DE REVERSÃO NATURAL, FORÇANDO A MENTE A TRABALHAR SOB DISCIPLINA MAIS RÍGIDA, ou seja...A necessidade de controle consciente é tal, que a mente compensa a propensão ao devaneio com mais disciplina em suas outras estruturas de pensamento, e é essa maior Auto-disciplina mental que acaba por assim dizer; indiretamente, tornando essa pessoa mais criativa...
    O que torna uma pessoa mais criativa é a rígida disciplina cerebral e mental e NUNCA o contrário...Repito..nunca o contrário...Aquilo que muitos chamam de genialidade (Van gogh..etc...) Nada mais é do que a mente exteriorizando, ou pelo menos tentando exteriorizar, uma dificuldade nesse natural processo de Auto-reversão da perda da capacidade cognitiva do cérebro...

    Paulo GL (Amigo_Virtual_p.g.l@hotmail.com)

    ResponderExcluir