domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cachimbo e a religião

Rubem Alves*
Ano de 1965. Estava em Princeton fazendo um doutorado, fugido dos militares e dos poderosos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Eram farinha do mesmo saco.

A maioria dos meus colegas de doutoramento fumava cachimbo. O cachimbo tem um charme intelectual, combina com sabedoria e filosofia... Eu gostava do ar perfumado das salas onde tínhamos nossas discussões. Respirava fundo. A fumaça dos cachimbos me fazia lembrar as cozinhas mineiras de fogo e fumaça. Mas nunca me passou pela cabeça fumar cachimbo.

Minha relação com a Igreja Presbiteriana da qual eu era pastor estava podre. Ela se aliara aos militares e estava ansiosa por mostrar subserviência entregando aos carrascos seus filhos subversivos. Instalara-se uma caça às bruxas. Eu era uma das bruxas. Tive de fugir para não ser queimado.

Em Princeton eu estava seguro. Mas já nada mais tinha a ver com a igreja. Eu a desprezava, desprezava os seus líderes, desprezava seu pensamento.
Foi então que, passando em frente a uma tabacaria vi cachimbos na vitrine. Eles me seduziram.

Um homem fumando, um homem pensando... Tantos, nas formas mais variadas... Entrei e comprei um cachimbo com todos os apetrechos que o seguem. Há de se ter uma pequena caixa de ferramentas para fumar cachimbo... Lembro-me do nome do fumo: Balkan Sobranie, que vinha numa lata branca e tinha um perfume delicioso. O dr. Julius, que iria morrer de melanoma no romance A Cura de Schopenhauer, também fumava Balkan Sobranie. Ficamos irmãos. Eu, feito de carne e osso e ele feito de imaginação. Aí o ser e o não ser se reuniram e fumaram o fumo perfumado.

 

Mas o que é que um cachimbo tem a ver com religião?

Karl Barth, professor na Suíça, lá pelos idos dos anos cinquenta, era considerado o teólogo mais famoso do mundo. Pelo menos era o que escrevia o maior número de livros... Alguns pastores brasileiros, em excursão pela Europa, resolveram visita-lo, só pelo prazer de poder dizer: “Encontrei-me com a fera.”

O teólogo, desejando ser gentil com os visitantes, abriu uma caixa de charutos e os ofereceu. Os pastores estremeceram. Protestantes brasileiros são puros, não fumam, não têm vícios, fumo é coisa do demônio... Um deles, o porta-voz do grupo, declinou do oferecimento e explicou: “Nós, pastores protestantes do Brasil, não fumamos...” Barth sorriu, acendeu o seu charuto, fez rodinha de fumaça, deu uma baforada e disse com humor: “Não importa. No céu há lugar até para os que não fumam...”

A fachada do protestantismo brasileiro se resumia em abstinência dos “vícios” sociais. Assim, a despeito do fato de Lutero e Melanchton serem grandes apreciadores de cerveja; a despeito do fato de Calvino receber parte do seu salário de pastor em litros de vinho; a despeito de a Escócia, berço do presbiterianismo, ser também o berço dos maravilhosos uísques; a despeito do fato de grandes teólogos protestantes se deleitarem com charutos, cachimbos e cigarros; a despeito do fato de Lutero, nosso pai, ter feito uma declaração escandalosa aconselhando, numa carta a Mellanchton, ousadia no pecar — “Seja um pecador e peque ousadamente” (Pecca fortiter, sed crede fortius) —, por aqui foi decretado que os protestantes deveriam ser mais santos que o próprio Deus...

Comprar um cachimbo e fumar foi uma forma de dizer a todos que eu era um herege...
-----------------------
* Escritor. Teólogo. Educador.
Fonte:  http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/02/24
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário