Uma pesquisa da empresa Euromonitor International levantou as dez
principais macrotendências no mercado consumidor em nível global nos
próximos cinco anos. Entre as previsões está uma população mais velha e
urbana, mais conectada em aparelhos móveis, mas com dificuldades
econômicas.
A pesquisa destacou o aumento da classe média como um dos principais
efeito do crescimento dos países emergentes. Essa população está cada
vez mais exigente e sofisticada e, assim, a oferta de produtos precisará
atender a esse público. Ao mesmo tempo, segundo o documento, permanecem
desigualdades sociais ocasionadas principalmente por salários
desproporcionais.
O envelhecimento da população – devido à maior expectativa de vida e à
menor taxa de natalidade – é uma das tendências e também deve colaborar
com disparidades econômicas, uma vez que a força de trabalho ativa
diminuirá (como já se observa na Europa) e os gastos públicos com
saúde
vão aumentar. (mais sobre o assunto na reportagem “Envelhecer”, da
edição 56- http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/envelhecer/ )
A perspectiva da Euromonitor para
os jovens de países que enfrentam
crises econômicas, como Grécia e Espanha, não é muito otimista. O
desemprego não deverá estar resolvido em meia década e eles continuarão
desiludidos. Hoje, metade dos jovens com menos de 25 anos está sem
trabalho nesses países.
Sobre os avanços tecnológicos, a tendência é de que as pessoas
acessem
a internet mais por dispositivos móveis, como celulares e
tablets, do que pelos computadores. E, como cada vez mais as pessoas se
conectam e interagem pelas redes sociais, a Euromonitor aconselha que
grandes empresas tenham como prioridade estratégias de marketing e
contato com os consumidores via web.
-----------
Por Thaís Herrero, da Página 22
Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-mundo-em-cinco-anos/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário