segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sucessor tem que ter mais inteligência emocional do que papa Bento 16

 reese2

Entrevista da 2ª Thomas Reese

Para teólogo e padre jesuíta americano, o próximo pontífice precisa ter experiência administrativa e ser mais questionado a portas fechadas por seus subordinados 
Com a renúncia de Bento 16, a Igreja Católica precisa de um comunicador mais hábil para comandá-la, alguém que tenha mais inteligência emocional do que o alto QI dos últimos dois papas e que se disponha a ser contestado. 

Só assim, avalia o teólogo e padre jesuíta americano Thomas Reese, será possível pregar o evangelho de forma atraente e clara para estancar a fuga de fiéis das últimas três décadas, que ganha fôlego na América Latina. 

Reese, 68, dirigiu por sete anos a importante revista católica "America", onde publicou textos sobre casamento gay e relações com o islã. Foi afastado em 2005, a pedido da Congregação para Doutrina da Fé -até meses antes comandada pelo então cardeal Joseph Ratzinger, Bento 16. 

Autor de "O Vaticano Por Dentro" (1996; Edusc; edição esgotada) e outros cinco livros sobre a Igreja Católica, o pesquisador do Centro Teológico Woodstock na Universidade de Georgetown (Washington) conversou com a Folha sobre o legado de Bento, seu sucessor e o processo de transição. 

Descartou duas coisas: teorias conspiratórias e um papa latino-americano. "Não acho que haja união dos latinos por um nome", disse. 

Folha - Muitas teorias circulam sobre a razão da renúncia do papa Bento 16. Alguma delas pode ser prontamente descartada?
Thomas Reese - Acho que o que aconteceu foi exatamente o que ele disse -é um caso em que a explicação bate com a realidade. Sua saúde está se deteriorando e só vai piorar. Ele decidiu que, pelo bem da igreja, é hora de se afastar. Acho mesmo que [a razão] é simples assim. 

E quanto à influência que ele pode exercer sobre a escolha do sucessor? É factível?
As pessoas adoram uma teoria da conspiração.
Bento 16 já exerceu uma tremenda influência sobre a escolha de seu sucessor porque criou mais da metade dos cardeais eleitores [67 de 118]. Não acho que vá fazer muito mais que isso. E, tão logo renuncie, até um pouco antes, ele deixará o Vaticano e irá para Castel Gandolfo [residência papal de verão, 27 km a sudeste do Vaticano], impondo distância física entre ele e o conclave. 

Há certa tendência de se analisar o Vaticano como se vê a política nacional em cada país. Em que o Vaticano difere?
É raro ver um governante tomar uma decisão assim. Veja o [presidente venezuelano Hugo] Chávez. Há presidentes que adoecem, não conseguem desempenhar sua função, mas continuam no cargo.
O que é especial aqui é que o papa está pondo o bem da igreja acima de seu poder e posição de honra -algo que poucos políticos fariam. 

O que podemos esperar do próximo papa? Há um perfil ideal para a igreja neste momento, dado que, como o sr. já escreveu, não repetiremos João Paulo 2º nem Bento 16?
O trabalho mais importante do papa é conseguir pregar o evangelho de forma compreensível e atraente para as pessoas no século 21. É difícil.
Ele tem que ter habilidade linguística. Tem que ser um comunicador. Tem que saber, ou aprender rapidamente, italiano. E inglês, a segunda língua da maioria das pessoas, e espanhol, a língua da maioria dos fiéis. E seria bom saber português brasileiro, porque o Brasil é um país-chave. 

E carisma?
Bento 16 não tinha muito carisma... 

Pois é.
[Risos] Não é essencial... Talvez ele não tenha que ser exatamente carismático, mas ele tem que saber como se portar no palco mundial.
Não pode ser alguém que fale bobagem, que vá envergonhar a igreja, que cause problemas.
Ele tem, por exemplo, que entender o islã, porque, se disser algo errado a respeito, os católicos em países muçulmanos terão problemas. Ele tem que entender a crise dos abusos sexuais [na igreja], porque se disser algo errado a respeito haverá reação muito negativa nos EUA e na Europa, onde isso é um grande problema. Ele tem que ser cuidadoso ao falar. 

Um bom relações-públicas é de quem a igreja precisa?
Sim. 

O que o próximo papa pode aprender do legado de Bento 16, o que funcionou e o que não funcionou?
Bento 16 é muito inteligente, é um teólogo, um intelectual. A pergunta é se queremos outro papa assim, ou se queremos alguém mais pragmático, alguém que tenha sido um diplomata, ou um pastor.
Há conversas há décadas sobre reformar a Cúria, a burocracia do Vaticano. Intelectuais não são bons nisso. Precisamos de alguém com experiência administrativa.
Outra coisa: nos dois últimos conclaves, os cardeais elegeram o mais inteligente entre eles.
Queremos continuar com isso ou eleger alguém que ouça às demais pessoas inteligentes na Igreja?
Um problema de eleger alguém inteligente como o cardeal Joseph Ratzinger, ou mesmo como João Paulo 2º, é que seus subordinados relutam em desafiá-lo.
Se você acha que alguém é a pessoa mais inteligente do mundo, não o questiona, e não o protege dele mesmo. Isso colocou Bento 16 em enrascadas. 

Esse temor não é algo que vem com a autoridade do cargo?
Um papa tem que querer ser desafiado a portas fechadas, para que não cometa erros. Se ele estiver com o rosto sujo e for aparecer diante de câmeras, alguém lhe dirá para limpar o rosto, não? Se ele vai dizer algo, é o mesmo.
O caso clássico é o discurso em Regensburg [Alemanha, em 2006, quando citou uma frase de um imperador bizantino que relacionava a violência ao islã].
Se os especialistas do Vaticano tivessem examinado o discurso, eles o teriam alertado para mudar as palavras. A forma como ele se expressou foi mal interpretada e causou muitos problemas. 

Que outros erros houve?
Quando ele viajou para a América Latina e disse algo na linha de que a vinda dos espanhóis havia sido uma bênção para os índios por lhes trazer o cristianismo. 

Não para quem foi morto.
Pois é, os espanhóis trouxeram bem mais coisas do que o cristianismo, como a exploração. 

A igreja se beneficiaria de alguém com mais inteligência emocional, e não tradicional?
Sim, sim. 

Há, novamente, especulações de que o próximo papa possa vir da América Latina ou talvez da África. Aconteceu o mesmo após a morte de João Paulo 2º, e o conclave elegeu outro europeu. Algo mudou?
As probabilidades sempre favorecem um europeu, que são maioria no colégio de cardeais. Além disso, se todos os cardeais latino-americanos concordassem em apoiar um só nome, o conclave poderia levar isso a sério.
Eu não acho, porém, que eles conseguem se unir em torno de um nome só. Mas acho que há uma preocupação de que seja quem for o próximo papa, ele seja sensível a questões importantes na América Latina.
Por exemplo, o cardeal canadense, Marc Ouellet. Ele tem experiência por ter trabalhado na América Latina, e isso contaria a seu favor. 

O sr. quer dar um palpite sobre favoritos?
Não, não faço isso... Acho que é muito cedo para saber até quem são os candidatos principais.
As pessoas estão surpresas com a renúncia do papa, os cardeais ainda precisam conversar entre si.
Quando eles forem para o conclave [em março], veremos quem são os dois ou três candidatos favoritos. Então eles ainda precisarão conquistar 2/3 dos votos, e se ninguém conseguir, terão de chegar a um consenso. Podemos nos surpreender.
Não acho que haja um franco favorito. O cardeal Angelo Scola, da Itália, o mais citado, não está ainda nem perto de ter maioria das preferências. 

Qual deve ser o foco imediato do sucessor de Bento?
O maior desafio é pregar o evangelho de forma atraente, compreensível. E tudo mais que vem a partir disso: a queda no número de pessoas que querem ser padres, a queda do número de fiéis que frequentam a igreja, o declínio da igreja na Europa e na América Latina, onde muita gente se tornou evangélica. 

Sobretudo no Brasil.
Pois é, obviamente há algo errado [com a igreja] se as pessoas estão trocando o catolicismo pelos evangélicos. 

É problema antigo, e Bento 16 não conseguiu evitar.
Ele reconheceu o problema, mas não achou a solução. 

Raio-X Thomas Reese, 68 

QUEM É
Padre jesuíta, teólogo e cientista político norte-americano estudioso da organização política da igreja 

O QUE FAZ
Pesquisador do Centro Teológico Woodstock na Universidade de Georgetown, em Washington 

IDEOLOGIA
Progressista 

O QUE FEZ
Editor-chefe da revista semanal católica "America" de 1998 a 2005 e editor de 1978 a 1985 

PRINCIPAIS LIVROS
"O Vaticano por Dentro" (Edusc, 1996; esgotado); "A Flock of Shepherds: The National Conference of Catholic Bishops" (1992); "Archbishop: Inside The Power Structure Of The American Catholic Church" (1989)

--------------------------
Reportagem por  LUCIANA COELHODE WASHINGTON
Fonte: Folha on line, 18/02/2013
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário