quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pastor anuncia que viverá um ano como ateu para compreender a ausência de Deus e é despedido

 http://noticias.gospelmais.com.br/files/2014/01/pastor-ryan-bell.jpg
 “Eu não sei o que eu sou. Isso é parte do que
 vou buscar descobrir este ano”
O ímpeto por vivenciar situações que ajudem na compreensão do ser humano e enriqueçam as estratégias adotadas em seus ministérios tem levado pastores a tomar decisões inusitadas e, muitas vezes, contestadas.

Depois de alguns pastores optarem por viverem como moradores de rua por um período a fim de entenderem como chegaram a essa situação e o que pensam as pessoas que vivem sem teto, um pastor norte-americano decidiu fazer uma polêmica e ousada experiência: viver como ateu durante um ano.
Nos Estados Unidos, o movimento de ativistas ateus contra cristãos se tornou mais intenso e agressivo nos últimos anos. Para entender a perspectiva desses ativistas, o pastor Ryan Bell, da Igreja Adventista da Califórnia, anunciou que passará 2014 sem orar, ler a Bíblia ou pensar em Deus, e relatará suas experiências num blog.

Ryan reforçou que não quer parecer um agente infiltrado entre ateus, mas sim, viver uma experiência que o ajude a desvendar incógnitas: “Eu não sei o que eu sou. Isso é parte do que vou buscar descobrir este ano”, afirmou ao Washington Post.

Alvo de intensas críticas da comunidade evangélica, o pastor demonstra não se abalar com as avaliações negativas: “Estou animado, porque sinto que isso é uma continuação da minha jornada espiritual. As pessoas parecem pensar que eu estou abandonando a fé, mas na verdade é apenas mais um passo em minha caminhada”, disse.

Apesar do entusiasmo de Ryan, as consequências de sua iniciativa não foram apenas críticas severas. Antes do anúncio do “ano ateu”, o pastor era professor em duas universidades cristãs e prestava consultoria a outras igrejas. Após a revelação de sua iniciativa, Ryan foi demitido das universidades e deixou de receber convites para prestar consultoria.

O pastor, porém, acredita que a proposta tem encontrado demanda, pois mais de 20 mil pessoas acessaram seu blog já nos primeiros dias, e relataram dificuldades em sua caminhada espiritual e dúvidas sobre a fé. “De certa forma, é como ser gay e não ser capaz de admitir à sua família. As pessoas que me escreveram estão vivendo vicariamente através da minha jornada espiritual. O que, de certa forma, é um pouco como ser pastor”, comentou Ryan.

Entidades ateístas que souberam da iniciativa do pastor e de sua demissão se manifestaram e reuniram doações para ajudá-lo. Liderados pelo ativista ateu e blogueiro Hemant Mehta, os solidários estão fazendo doações a um fundo que será direcionado a Ryan. “Como um ateu, eu quero que o pastor saiba que nós apreciamos o que ele está tentando fazer e que nós vamos apoiá-lo mesmo se a sua comunidade cristã não o faça. E o mais importante: faremos isso mesmo que ele decida que o ateísmo não é para ele, afinal o ano é longo”, escreveu Mehta, de acordo com o Huffington Post.

Em seu blog, o pastor anunciou que suas economias seriam o suficiente para apenas mais duas semanas, e que ele estava disposto a procurar empregos manuais para continuar pagando suas contas.
------------------
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
Fonte:  http://noticias.gospelmais.com.br 08/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário