terça-feira, 1 de novembro de 2011

O último livro

João Pereira Coutinho*
A voz da razão

Nada tenho contra os livros de José Rodrigues dos Santos¹. Pelo contrário: se existe calcanhar de Aquiles nas letras nacionais é a inexistência de uma literatura de aeroporto, que sirva de iniciação para milhares de analfabetos. De ambos os lados.
Mas confesso que já não compro as ‘polémicas’ religiosas que Rodrigues dos Santos, na melhor tradição Dan Brown, alimenta por aí. Duvidar da virgindade de Maria ou da autenticidade da Bíblia talvez espantasse o mundo no século XVIII. No século XXI, o que espanta é ainda haver quem se espante com estes exercícios de marketing e blasfémia adolescente. Se Rodrigues dos Santos quer ‘derrubar tabus’ e ‘agitar as águas’, o Cristianismo é o alvo errado.
O alvo certo talvez fosse apontar as baterias para Meca e levantar sobre Maomé o mesmo tipo de dúvidas que agora se levantam sobre Jesus. Isso, sim, seria inédito: depois de ‘O Último Segredo’, Rodrigues dos Santos produziria finalmente o último livro.

Nota do Blog:
1-José António Afonso Rodrigues dos Santos (Beira, Moçambique, 1 de Abril de 1964) é um jornalista e escritor português nascido na antiga colónia portuguesa de Moçambique. Atualmente, está a apresentar o Telejornal da RTP1.
-------------------------
* Jornalista português. Colunista do Correio da Manhã/Portugal.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/29/10/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário