quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Economia de água em cinco passos


Considerando que o uso da água varia bastante entre as empresas e setores, as técnicas para economia de água também são diversas. Experimente traçar um plano de ação. Considerando que o uso da água varia bastante entre as empresas e setores, as técnicas para economia de água também são diversas. Experimente traçar um plano de ação.

Passos gerais:

• Eduque os funcionários sobre os procedimentos para conservação da água, como fechar a torneira ao lavar as mãos ou a louça;
• Coloque placas que incentivem a preservação da água nos banheiros ou áreas de trabalho em que se usa água;
• Utilize chuveiros eficientes, torneiras econômicas e sanitários com baixo fluxo de água;
• Peça sugestões dos funcionários sobre idéias de como economizar água.;
• Monitore e mensure o uso da água para determinar as áreas que mais a consomem; a monitoração também pode ajudar a detectar vazamentos nos sistemas de água (esse passo é mais adequado para indústrias).

Irrigação/jardinagem:
• Plante vegetação nativa adaptada ao clima e à freqüência de chuva da região;
• Use matéria vegetal em volta das plantas e árvores para manter a umidade;
• Diminua as áreas cobertas por grama;
• Utilize gotejadores e outros mecanismos de irrigação com baixo consumo de água;
• Incorpore controladores eletrônicos com sincronização individual precisa, zonas e ciclos múltiplos de irrigação e irrigadores com sistema de desligamento em caso de chuva;
• Use o sistema de jardinagem Xeriscape -- uma abordagem inovadora e abrangente para a preservação de água e prevenção da poluição. A jardinagem Xeriscape combina planejamento e design, seleção de plantas adequadas, áreas gramadas mais práticas, irrigação eficiente, uso de matéria vegetal e manutenção adequada.

Recirculação de água no resfriamento:

Utilize a mesma água para efetuar diversas operações de resfriamento. Três abordagens de conservação de água no resfriamento que podem ser utilizadas para reduzir o consumo são o resfriamento evaporativo, a ozonização e a transferência de calor do ar.

A reutilização de água requer o cumprimento de regulamentações locais e é mais útil para indústrias que geram grande quantidade de água residual, ou para aquelas que utilizam grande volume de água para irrigação. Sistemas mais intensos de reutilização envolvem a coleta de água utilizada nas máquinas de lavar louças, banhos, etc. Uma indústria com grandes instalações que use muita água, como, por exemplo, uma fábrica que produz e lava veículos, pode reutilizar essa água. Fábricas podem adotar opções alternativas para o tratamento de água do esgoto, que pode ser aproveitada.

Reutilize água residual ou água aproveitada para outros usos industriais, como irrigação de jardins e plantações ou uso estético, como em fontes e na proteção contra o fogo.
Reutilize a água para a mesma aplicação em que ela foi originalmente utilizada.
Recolha água da chuva ou água de rolamento para novo uso, processo chamado de "colheita de água".

Enxágue - várias fábricas usam água desionizada para enxaguar os resíduos, a fim de retirar substâncias contaminosas.

• Elimine o procedimento de enxágue que descarta água desionizada da borda de uma banheira para remover agentes contaminadores dos lados e do fundo da banheira.
• Transforme um sistema de fluxo contínuo de água em um de fluxo periódico.
• Melhore o controle do uso da água desionizada.
Orientações

• Fiesp – O Sistema Fiesp/Ciesp elaborou esta nova publicação com o objetivo de disponibilizar a melhor e mais adequada orientação aos usuários industriais na implantação de programas de conservação e reúso de água. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a ANA – Agência Nacional de Águas, e buscando a excelência do conhecimento do CIRRA – Centro Internacional de Referência em Reúso de Água, e da DTC Engenharia. Clique aqui para baixar o arquivo.
No fim das contas

À medida que o uso e distribuição de água se tornam tópicos de crescente preocupação no mundo todo, as empresas precisam fazer exames minuciosos de como a água é utilizada em suas operações. Felizmente, há uma vasta quantidade de informação e experiências na redução do consumo de água de forma barata. Como resultado, empresas que economizam água desfrutam de muito mais além de benefícios ambientais: também desfrutam dos resultados satisfatórios e econômicos de uma operação bem conduzida.
Por Agenda Sustentável
Postado por HSM Online, 11/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário