DANILO VENTICINQUE*
Acompanhei, por obrigação e com uma enorme preguiça, as críticas da imprensa internacional ao livro Inferno,
de Dan Brown. Torço para que o leitor tenha escapado. São textos que
não explicam nada sobre o sucesso internacional do autor, mas explicam
muito sobre a perda de prestígio dos críticos. Segundo eles, Dan Brown é
prolixo, repetitivo e tem um estilo pedestre. Por que, então, seus
livros vendem centenas de milhões de exemplares?
Na coluna anterior, sobre a importância dos best-sellers, faltou
mencionar que a crítica é uma das principais fontes do discurso contra
autores que fazem sucesso – ou do silêncio a respeito deles. Há uma
enorme dificuldade para lidar com livros que vendem bem.
É uma lição que o jornalismo de cinema – ao menos o bom jornalismo de cinema – aprendeu há algumas décadas. Um bom crítico sabe que não pode julgar um blockbuster de Holywood e um filme independente com os mesmos critérios. Não se trata de estabelecer uma diferença de qualidade entre os dois, mas de avaliar de forma diferente obras que têm propostas distintas. O brilhante Roger Ebert, primeiro crítico de cinema a receber um prêmio Pulitzer, sabia fazer isso como poucos. Escrevia com sensibilidade sobre cineastas como Terrence Malick, mas também era capaz de divertir-se com os filmes de James Cameron.
É uma lição que o jornalismo de cinema – ao menos o bom jornalismo de cinema – aprendeu há algumas décadas. Um bom crítico sabe que não pode julgar um blockbuster de Holywood e um filme independente com os mesmos critérios. Não se trata de estabelecer uma diferença de qualidade entre os dois, mas de avaliar de forma diferente obras que têm propostas distintas. O brilhante Roger Ebert, primeiro crítico de cinema a receber um prêmio Pulitzer, sabia fazer isso como poucos. Escrevia com sensibilidade sobre cineastas como Terrence Malick, mas também era capaz de divertir-se com os filmes de James Cameron.
O mesmo vale para a literatura. Analisar a prosa de Dan Brown e criticá-lo por seu estilo é como criticar Os vingadores
por sua história leve e ritmo acelerado. Nenhum crítico de cinema capaz
de se levar a sério faria isso. É algo tão despropositado quanto
criticar Morangos silvestres pela falta de explosões e perseguições de carros.
Os leitores e espectadores sabem o que esperar de cada filme e de cada livro. O único desorientado é o crítico. Quem reclama da prosa pedestre de Dan Brown deveria, antes, respirar fundo e tentar se divertir com o enredo de seus livros. A vida não precisa ser sempre tão séria.
Os leitores e espectadores sabem o que esperar de cada filme e de cada livro. O único desorientado é o crítico. Quem reclama da prosa pedestre de Dan Brown deveria, antes, respirar fundo e tentar se divertir com o enredo de seus livros. A vida não precisa ser sempre tão séria.
Há os que criticam os sucessos comerciais por princípio, na tentativa
de fazer o público ler obras literárias mais profundas. É um esforço
vão. O extrato bancário de Dan Brown é a prova de que ninguém deixará de
ler um livro divertido por causa de uma resenha mal-humorada. Chega a
ser ridículo ver jornais com centenas de milhares de leitores se
engajarem numa campanha contra autores que vendem centenas de milhões de
livros. É muito mais produtivo analisar Dan Brown como um fenômeno de
entretenimento e tentar ajudar o leitor a escolher o que ele lerá depois
de Inferno. Há livros bons nas listas de mais vendidos. Elogiá-los é
muito mais útil do que criticar os livros supostamente ruins.
No Brasil, as resenhas mal-humoradas de best-sellers são mais raras do
que no exterior. A postura usual aqui é fingir que eles não existem –
sobretudo se são autores nacionais. É algo que só existe no jornalismo
cultural. Se uma multidão ocupa uma grande avenida numa manifestação, os
cadernos de política do dia seguinte inevitavelmente trarão manchetes
sobre isso. É uma regra básica. O que se faz nas páginas dedicadas à
literatura equivale a desprezar a multidão e, em vez disso, elogiar a
beleza de uma outra avenida, vazia, a quilômetros de distância. É um
perigoso exercício de ignorar notícias, e um flerte com a irrelevância.
Há algumas semanas, no Fórum das Letras de Ouro Preto, o editor Ivan
Pinheiro Machado citou o sucesso dos livros de bolso da L&PM como um
exemplo de como os jornais têm pouca influência sobre as vendas. A
coleção ultrapassou os 30 milhões de exemplares, mesmo sendo
rotineiramente ignorada na imprensa. No ano passado, quando revistas e
jornais se comoviam com o lançamento da antologia de jovens autores
brasileiros pela Granta, a editora Record oportunamente lançou a
coletânea Geração subzero, com textos de 20 autores
"congelados" pela crítica e adorados pelo público. Estavam lá os
vampiros de André Vianco, o fenômeno infantojuvenil Thalita Rebouças e
sucessos recentes da literatura fantástica, como Eduardo Spohr, Raphael
Draccon e Carolina Munhóz. Todos conquistaram os leitores sem a ajuda da
crítica. Bom para eles – e péssimo para os críticos.
Numa época em que qualquer um pode publicar sua opinião na internet e centenas de blogs divulgam boas resenhas de best-sellers, há vários caminhos para o futuro da crítica. Ignorar as preferências dos leitores certamente é o pior deles.
Numa época em que qualquer um pode publicar sua opinião na internet e centenas de blogs divulgam boas resenhas de best-sellers, há vários caminhos para o futuro da crítica. Ignorar as preferências dos leitores certamente é o pior deles.
---------------------
* DANILO VENTICINQUE é editor de livros de ÉPOCA. Conta com a revolução
dos e-books para economizar espaço na estante e colocar as leituras em
dia. Escreve às terças-feiras sobre os poucos lançamentos que consegue
ler, entre os muitos que compra por impulso (Foto: Sidinei Lopes/ÉPOCA)
Fonte: Site da Revista Época:http://revistaepoca.globo.com//cultura/danilo-venticinque/noticia/2013/06/maldicao-da-resenha-mal-humorada.html
Imagem da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário