MARCELO GLEISER*
Se o Brasil quiser competir com Alemanha, Japão e Coreia do Sul, tem que reformular o ensino público
"O Brasil acordou!" é o que temos ouvido, mesmo daqui dos EUA, sobre as
manifestações no país. A mídia, como sempre, enfatiza a violência acima
do que as pessoas nas ruas estão pedindo.
Na quinta, a primeira página do "New York Times" mostrou um guarda
atingindo o rosto de uma senhora com um spray lacrimogêneo; pouco fala
da insistência da maioria dos manifestantes em manter a ordem, dos
esforços em abrir uma relação com a polícia que, como tantos já
disseram, é povo e precisa de melhorias tanto quanto o resto.
Existe um contrato social e financeiro entre a população e o governo. A
população, por meio dos impostos, paga o governo para exercer certas
funções que deveriam garantir sua qualidade de vida: saúde, educação,
segurança, transportes. Se a população não paga, o governo castiga com
multas e prisão.
O que ocorre quando o governo não faz a sua parte e deixa de garantir a
qualidade do tratamento médico, da educação pública, da segurança nas
ruas e das fronteiras, dos transportes?
É óbvio que existe uma assimetria no poder: como o governo detém
controle da polícia e das forças armadas, fica fácil coibir qualquer
desavença. O que as pessoas talvez estejam começando a perceber é que
também têm poder. O contrato deve ser mantido dos dois lados; sem
dinheiro, o governo quebra.
Mas vamos ser positivos e imaginar que as manifestações tenham o efeito
de redefinir as metas do governo para cumprir o seu lado do contrato. O
que deve ser feito?
O desafio do Brasil é ser um país de dimensões continentais, com mais de
200 milhões de habitantes. Bem diferente da Suécia ou Holanda. Temos
uma economia baseada na agropecuária e mineração. Nada de errado nisso,
mas é insuficiente no mundo de hoje, onde tecnologias digitais estão
redefinindo como vivemos. Precisamos de energia sustentável, de
infraestrutura de comunicação, de técnicos, engenheiros e cientistas que
possam competir em pé de igualdade com os dos países que vemos como
modelos.
Um exemplo simples: quais carros guiamos no Brasil? Alemães, americanos,
japoneses e coreanos. O que isso nos diz? Que esses países têm um
sistema de educação capaz de suprir a enorme demanda que uma tecnologia
competitiva requer. Se o Brasil tem a intenção de competir nesse nível,
tem que reformular o ensino público.
Imagine que a Coreia do Sul era um dos países mais pobres do mundo em
1950, não muito diferente do Haiti. O que aconteceu? Fizeram da educação
a área prioritária. Treinaram engenheiros, cientistas e médicos para
levantar o país da miséria.
Não é falta de dinheiro. Em 2010, 4,3% do PIB foi investido em educação
básica. O que falta? Treinamento de professores que então recebam
salários dignos. Que jovem vai querer ser professor para ganhar R$ 1.200
por mês? Não basta apenas pôr as crianças nas escolas; o que fazem lá é
essencial. Para isso, precisamos de professores bem treinados e de
escolas com laboratórios, bibliotecas e computadores.
Sem uma profunda transformação na educação, o Brasil será passado para
trás pelos países que já perceberam que sem um investimento sério na
educação estão optando pela mediocridade.
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