quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CINCO COISAS QUE VÃO DAR SENTIDO À SUA VIDA


Um estudo publicado recentemente 
no 'Journal of Positive Psychology' concluiu que ter 
uma vida feliz e uma existência com sentido 
não são sinónimos e diz-lhe como pode ter ambas

Felicidade e sentido não são sinónimos, nem um estado implica o outro. Segundo este estudo recente, publicado pelo 'Journal of Positive Psychology', uma vida rica precisa de uma dose de cada.

1) Investir nas relações mais próximas

É verdade que com as redes sociais parece investir-se mais numa vida intensa mas com pouca profundidade. Os investigadores deste estudo apontam noutro sentido e dizem que ter muitos amigos não faz uma pessoa mais feliz. É preciso investir nos relacionamentos mais profundos, como a família e o núcleo mais próximo de amigos, para acrescentar sentido à sua vida, escreve o 'Huffington Post'. É verdade que este tipo de relações dão mais trabalho - e às vezes dores de cabeça - mas no final valem a pena. 

2) Não fuja às tarefas stressantes

O trabalho, a casa, os filhos, a família, os imprevistos são potenciais factores de stress. Contudo, indicam os especialistas, são também as coisas que mais podem dar sentido à vida de uma pessoa. Portanto, fugir-lhes não será a melhor opção. "Frequentemente, os maiores desafios que nos aparecem na vida, e que nos causam mais stress a curto prazo, são também as coisas que no futuro nos trazem maiores ganhos" diz uma dos autoras do estudo, Jennifer Aaker, ao 'Huffington Post'. 

3) Ter em conta o passado, o presente e o futuro

Quando pensamos na razão pela qual estamos vivos, parece só importar o momento presente. Mas essa ideia está errada. Para dar substância à vida é preciso ter em conta aquilo que já se viveu e se experienciou, assim como os projectos que ainda queremos realizar no futuro. O sentido da vida parece resultar da combinação entre passado, presente e futuro, indicam os investigadores.

4) Ser altruísta

Se ainda tinha dúvidas, desengane-se: não há volta a dar, ser altruísta e ajudar os outros contribui para dar sentido à vida. A ideia é que ao ajudar uma pessoa, ambas as partes beneficiam, quem recebe mas também quem dá. Portanto, ponha mãos ao trabalho. 

5) Faça coisas que lhe alimentem a alma

O estudo sugere que a felicidade de uma pessoa depende de ela conseguir o que quer e o que precisa, seja através de outras pessoas, seja através de dinheiro. Contudo, dar sentido à vida está relacionado com coisas que de alguma forma expressem o melhor de cada um e, em particular, fazer algo positivo pelos outros, cita o 'Huffington Post'. 
--------------------
Fonte:Site de Portugal: http://www.sabado.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário