Neste último sábado, dia 9 de novembro, com a apresentação e debate do Método VI: Ética, ocorreu o encerramento do Ciclo de Estudos sobre “O Método” de Edgar Morin, uma iniciativa do Cepat/CJ-Cias em parceria com a Pastoral da Universidade (PUCPR) e o Instituto Humanitas Unisinos, totalizando sete encontros. André Langer (foto), ex-membro da equipe do Cepat/CJ-Cias e professor da Faculdade Vicentina, em Curitiba, fez uma disciplinada apresentação das principais contribuições de Edgar Morin para a compreensão do significado da ética.
Embora não estivesse nos planos iniciais de Edgar Morin escrever um livro específico sobre a ética em seu Método,
ao levar a cabo esta incumbência deixou para todos uma consistente e
coerente reflexão sobre o agir humano frente aos grandes desafios
apresentados na contemporaneidade. Como a vivência ética não se dá
isolado do mundo, de um modo geral, deve-se relacionar a ética com o
conhecimento, com a ciência, com a política, com a economia, etc. O
sujeito impelido pela exigência moral é composto por uma tríade
inseparável: indivíduo-sociedade-espécie, ou seja, pelas fontes
biológica, individual e social. Neste sentido, todo olhar sobre a ética
deve levar em conta a dimensão egocêntrica (o eu) e a potencialidade
fundamental do desenvolvimento do altruísmo (o nós). Dialogicamente, o
sujeito vive para si e para o outro.
Dada essa ênfase, pode-se dizer que um ato moral sempre será um ato
individual de religação. Religação com o outro, com a comunidade, com a
sociedade e também com a espécie humana.
Morin reconhece que, apesar das lacunas dadas pelos
fanatismos religiosos e etnocentrismos nacionais, a universalização da
ética, independente de sua identidade, inicia-se com as grandes
religiões transculturais como o budismo, cristianismo, islamismo e,
enfim, como humanismo europeu. No processo de laicização, retira-se da
ética social o imperativo religioso. Desta forma, nos tempos modernos
ocorre um processo de consolidação da autonomia de diversas instâncias
como a política, a economia, a ciência, a arte, etc. Uma das
consequências deste desenvolvimento incide na autonomia individual, que
gerou uma privatização da ética. Com a exasperação do individualismo, há
uma inibição das potencialidades altruístas e solidárias.
Tudo isto acarreta em um encolhimento do sentido de responsabilidade,
de tal forma que se percebe uma crise nos fundamentos da ética no mundo
ocidental. Para enfrentar essa crise ética é preciso levar em
consideração uma religação da tríade indivíduo/sociedade/espécie.
Neste ponto, André Langer enfatizou a importância que o Método VI
confere à religação com o cosmos. “Tudo o que é cósmico diz respeito
essencialmente ao homem, tudo o que é humano diz respeito essencialmente
ao cosmos”. Para religar-se ao cosmos, Morin
compreende que é necessário uma religação biológica, proveniente de uma
religação antropológica, que primordialmente deve ser estabelecida pelo
amor: “experiência fundamental de religação dos seres humanos”.
Também é fundamental compreender o contexto no qual acontece o agir
ético. Uma ética que ignore o problema dos efeitos e consequências dos
seus atos é insuficiente. Neste sentido, Morin instaura
sua cara concepção a respeito da ecologia da ação, que “indica-nos que
toda ação escapa, cada vez mais, à vontade do seu autor na medida em que
entra no jogo das relações inter-retro-ações do meio onde intervém”.
Assim, é preciso estar ciente que, muitas vezes, uma boa ação pode
fracassar, ser distorcida ou desviada de seu objetivo inicial. É preciso
estar atento às condições próprias ao meio onde ela se dá.
Há, aqui, uma clara percepção dos limites das previsões humanas sobre
o seu próprio devir, ou seja, é necessário reconhecer que o ser humano
não é capaz de prever e ter o total controle sobre o resultado de suas
ações. O ser humano facilmente cai nas armadilhas da escassez de senso
crítico, provocada pela autocegueira, derivada das recorrentes mentiras
para si mesmo e de sua capacidade seletiva de memorizar o que lhe convém
e de esquecer o que não lhe agrada. Neste campo da ilusão humana, Morin
se depara com dois tipos de “moralina”: a indignação, que exclui a
reflexão e a racionalidade, conduzindo à desqualificação do outro; e a
moralidade da redução, que coloca o outro no mais baixo da escala,
encerrando outras possibilidades de enxergá-lo.
Para enfrentar esta tendência do ser humano ao erro ou ilusão, Morin
apresenta as seguintes alternativas: uma análise do contexto onde deve
ser realizada a ação, o conhecimento da ecologia da ação, o
reconhecimento das incertezas e ilusões éticas, a prática da
auto-análise (exame de consciência), a escolha refletida de uma decisão,
a consciência da aposta que ela comporta.
Para um honesto agir ético é preciso evitar o “pensar mal”,
adveniente da fragmentação, compartimentação e atomização do saber, e
trabalhar pelo “pensar bem”, que reconhece a complexidade humana, não
dissociando indivíduo/sociedade/espécie.
Quando discorre sobre o papel da ciência e da técnica, Morin
menciona a erupção de uma tecnociência, que engendrou poderes
titânicos. Toda a problemática dos efeitos dessa tecnociência está
relacionada à histórica disjunção que produziu entre o saber e a ética.
Neste âmbito, um longo processo de ausência de controle ético e político
sobre a tecnociência acarretou um resultado ambivalente: sucesso
material e fracasso moral.
Outros importantes aspectos do debate sobre o Método VI poderiam ser destacados, já que se trata de uma colossal contribuição. Contudo, uma frase presente no final do Método VI, relembrada por André Langer,
no final de sua apresentação, pode significar um breve resumo daquilo
que seria uma boa decisão de conduta pessoal: “Ame para viver, viva para
amar. Ame o frágil e o perecível, pois o mais precioso, o melhor,
inclusive a consciência, a beleza, a alma, são frágeis e perecíveis”.
Ao finalizar este ciclo de estudos, fica evidente o quanto a obra de Edgar Morin
tem a dizer para todos, nesse início de terceiro milênio. O encontro, o
diálogo, a complementação, o perdão e a reconstrução, a partir de uma
compreensão mais ampla do mundo, da cultura e da natureza, ampliam em
todos nós um desejo de perscrutarmos os caminhos possíveis e necessários
para a potencialidade geradora de vida.
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O texto é de Jonas Jorge da Silva, membro da equipe do Cepat/CJ-Cias.
Fonte: IHU on line, 11/11/2013
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