Contardo Calligaris*
Amigos e próximos, em vez de nos ajudar com reforços positivos, torcem contra nossos esforços para mudar
Muitos anos atrás, conheci um alcoólatra, que, aos 40 anos, quis parar
de beber. O que o levou a decidir foi um acidente no qual ele, bêbado,
quase provocara a morte da companheira que ele amava, por quem se sentia
amado e que esperava um filho dele.
O homem frequentou os Alcoólatras Anônimos. Deu certo, mas, depois de um
tempo, houve uma recaída brutal. Desanimado, mas não menos decidido,
com o consenso de seu grupo dos AA, o homem se internou numa clínica
especializada, onde ficou quase um ano -renunciando a conviver com o
filho bebê.
Ele voltou para casa (e para as reuniões dos AA), convencido de que
nunca deixaria de ser um alcoólatra -apenas poderia se tornar, um dia,
um "alcoólatra abstêmio".
Mesmo assim, um dia, depois de dois anos, ele se declarou relativamente
fora de perigo. Naquele dia, o homem colocou o filhinho na cama e,
enfim, sentou-se na mesa para festejar e jantar.
E eis que a mulher dele chegou da cozinha erguendo, triunfalmente, uma
garrafa de "premier cru" de Château Lafite: agora que ele estava bem,
certamente ele poderia apreciar um grande vinho, para brindar, não é?
O homem saiu na noite batendo a porta. A mulher que ele amava era uma
idiota? Ou ela era (e sempre tinha sido) companheira, não da vida do
marido, mas de sua autodestruição? Seja como for, a mulher dessa
história não é um caso isolado.
Quem foi fumante e conseguiu parar, quase certamente encontrou um dia um
amigo que lhe propôs um cigarro "sem drama": agora que você parou, vai
poder fumar de vez em quando -só um não pode fazer mal.
Também há parentes e próximos que patrocinam qualquer exceção ao regime
que você tenta manter estoicamente: se for só hoje, uma massa não vai
fazer diferença, nem uma carne vermelha. Seja qual for a razão de seu
regime e a autoridade de quem o prescreveu, para parentes e próximos,
parece que há um prazer em você transgredir.
Em suma, há hábitos que encurtam a vida, comprometem as chances de se
relacionar amorosa e sexualmente e, mais geralmente, levam o indivíduo a
lidar com um desprezo do qual ele não sabe mais se vem dos outros ou
dele mesmo.
Se você precisar se desfazer de um desses hábitos, procure encorajamento
em qualquer programa que o leve a encontrar outros que vivem o mesmo
drama e querem os mesmos resultados que você. É desses outros que você
pode esperar respeito pelo seu esforço -e até elogio (quando merecido).
Hoje, encontrar esses outros é fácil. Há comunidades on-line de pessoas
que querem se livrar de seu sedentarismo, de sua obesidade, do fumo, do
alcoolismo, da toxicomania etc. Os membros de uma comunidade registram e
transmitem, todos os dias, seus fracassos e seus sucessos. No caso do
peso, por exemplo, há uma comunidade cujos membros instalam em casa uma
balança conectada à internet: o indivíduo se pesa, e a comunidade sabe
imediatamente se ele progrediu ou não.
Parêntese. A balança on-line não funciona pela vergonha que provoca em
quem engorda, mas pelos elogios conquistados por quem emagrece. Podemos
modificar nossos hábitos por sentirmos que nossos esforços estão sendo
reconhecidos e encorajados, mas as punições não têm a mesma eficácia. Ou
seja, Skinner e o comportamentalismo têm razão: uma chave da mudança de
comportamento, quando ela se revela possível, está no reforço que vem
dos outros ("Valeu! Força!").
Já as ideias de Pavlov são menos úteis: os reflexos condicionados
existem, mas, em geral, se você estapeia alguém a cada vez que ele come,
fuma ou bebe demais, ele não parará de comer, fumar ou beber -apenas
passará a comer, fumar e beber com medo.
Volto ao que me importa: por que, na hora de tentar mudar um hábito, é
aconselhável procurar um grupo de companheiros de infortúnio
desconhecidos? Por que os próximos da gente, na hora em que um reforço
positivo seria bem-vindo, preferem nos encorajar a trair nossas próprias
intenções?
Há duas hipóteses. Uma é que eles tenham (ou tenham tido) propósitos
parecidos com os nossos, mas fracassados; produzindo nosso malogro, eles
encontrariam uma reconfortante explicação pelo seu.
Outra, aparentemente mais nobre, diz que é porque eles nos amam e,
portanto, querem ser nossa exceção, ou seja, querem ser aqueles que nós
amamos mais do que nossa própria decisão de mudar. Como disse Voltaire,
"Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu".
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* Psicanálista. Escritor. Colunista da Folha
ccalligari@uol.com.br@ccalligaris
Fonte: Folha on line, 12/07/2012
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