sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco está aberto ao celibato opcional?

http://3.bp.blogspot.com/-bZZPRHJ0_bk/UUtHPE0MdrI/AAAAAAAAVVU/tnEnAp97uUI/s1600/dom-quixote.jpg 
 Thomas Reese*

O Papa Francisco leva o celibato muito a sério. Se ele é a regra, deve ser observado. Mas será que a regra poderia mudar?

A reflexão é do jesuíta norte-americano Thomas J. Reese, ex-editor-chefe da revista America, dos jesuítas dos EUA, de 1998 a 2005, e autor de O Vaticano por dentro (Ed. Edusc, 1998). O artigo foi publicado no sítio National Catholic Reporter, 19-03-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Em uma entrevista de 2012 sobre o celibato, o então cardeal Jorge Bergoglio observou que nas Igrejas orientais os padres podem se casar e "eles são padres muito bons". Ele disse: "É uma questão de disciplina, não de fé. Ela pode mudar".

Ele declarou o seu apoio ao celibato nessa entrevista: "Eu sou a favor de manter o celibato, com todos os seus prós e contras, porque nós temos 10 séculos de boas experiências, em vez de fracassos", disse ele. "A tradição tem seu peso e validade".

Mas o que é notável é a forma pela qual ele qualifica suas declarações: "Neste momento, eu sou a favor de manter o celibato". Da mesma forma, ao observar que algumas organizações estão pressionando por uma maior discussão sobre o assunto, ele disse: "Por enquanto, a disciplina do celibato permanece firme".

"Neste momento" e "por enquanto" não são o tipo de qualificações que normalmente ouvimos quando bispos e cardeais discutem o celibato.

Ele chegou a propor uma hipótese: "Se, hipoteticamente, o catolicismo ocidental tivesse que rever a questão do celibato, eu acho que ele o faria por razões culturais (assim como no Oriente), não tanto como uma opção universal".

O que é totalmente inaceitável para o Papa Francisco é um padre que não observa a sua promessa ao celibato. Se um padre falha, disse ele, "eu o ajudo a entrar nos trilhos de novo". Ao dizer isso, ele se referia a fazer penitência e praticar o celibato.

"A vida dupla não é boa para nós", disse ele. "Eu não gosto disso porque ela significa construir sobre a falsidade".

Além disso, se um padre engravida uma mulher, "ele tem que deixar o ministério e deve cuidar dessa criança, mesmo que ele opte por não se casar com essa mulher. Pois assim como a criança tem o direito de ter uma mãe, ela tem o direito de ter o rosto de um pai".

O Papa Francisco leva o celibato muito a sério. Se ele é a regra, deve ser observado. Mas será que a regra poderia mudar?
-----------------
* Jesuíta norte-americano.
Imagem da Internet
Fonte: IHU on line, 23/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário