sexta-feira, 13 de setembro de 2013

''O debate só pode ser útil se for autêntico''.

  Entrevista com Salvatore Veca

Tendo chegado ao limiar dos 70 anos (que ele completará em outubro) e firme nas suas convicções laicas, o filósofo Salvatore Veca olha favoravelmente para o diálogo entre crentes e não crentes, que o Papa Francisco relançou com a carta a Eugenio Scalfari. Mas considera que ele só pode dar frutos com condições específicas: 

"É preciso que se trate de um debate autêntico. É o requisito que caracterizava as iniciativas de Carlo Maria Martini, e que eu também capto nas palavras de Jorge Mario Bergoglio. Podem-se gerar resultados interessantes e inovadores quanto mais cada um dos interlocutores se expresse com um sentido de veracidade, com franqueza, sem esconder nada das suas crenças por razões diplomáticas. Como dizia Confúcio, sejam leais a si mesmos e, assim, atentos aos outros".

Francisco defende que a verdade cristã não é absoluta, pois se expressa em relação com Deus, mas não é nem variável nem subjetiva. O que o senhor pensa a respeito?
O pontífice expõe uma ideia da verdade fundamentada em uma relação que consiste em se confiar a Deus através do encontro com Jesus Cristo. Quando ele escreve que não é uma verdade absoluta, isso significa que não pode ser desvinculada ou incondicionada, pois pressupõe uma forte relação com o Outro. Certamente não é uma verdade mutável, mas é impossível isolá-la, imunizá-la de contatos externos, esculpi-la na rocha, porque ela só vive na relação e é, portanto, por sua natureza, aberta.

Também para quem professa crenças não religiosas?
Sim, porque, a partir da relação com o Outro, desenvolve-se a relação com os outros, que, aliás, são criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus.

Mas, se a solução é confiar-se à divindade, a verdade absoluta, tendo saído pela porta, não entra novamente pela janela?
É inevitável em uma dimensão religiosa. Tudo o que tem significado para nós depende do fato de que nos conectamos com sujeitos externos. No caso da fé, porém, não é que Deus obtenha significado da relação conosco. No mínimo, ele é o significado supremo. Na perspectiva religiosa, a referência à relação sempre encontra esse ponto de parada.

Portanto, a discordância com os laicos não pode desaparecer?
Permanece a diferença. Mas se todos pensassem do mesmo modo, não teria sentido dialogar. O papa não pretende esconder as dissonâncias, que são úteis, ajudam a refletir sobre nós mesmos em relação aos outros.

Como o senhor avalia o trecho em que Bergoglio escreve que mesmo aqueles que não têm fé em Deus podem evitar o pecado, ouvindo a própria consciência?
Parece-me alinhado com a herança do Concílio Vaticano II, muitas vezes desatendida ou dissipada nos últimos anos. No entanto, é uma afirmação forte. Fiódor Dostoiévski dizia que, se Deus não existe, tudo é permitido. Ao invés, Francisco admite a existência de uma ética laica: uma conduta baseada no julgamento que se refere ao bem e ao mal, mas independente de toda crença religiosa.

Francisco reafirma a convicção de que o ser humano continuará existindo mesmo depois da extinção da vida na Terra. Como o senhor responde a isso, como uma pessoa laica?
Eu entendo que é possível sentir uma certeza desse tipo, com base na ideia de que há em nós um componente sobrenatural. Mas isso é dissonante com relação ao meu modo de pensar: eu acho razoável considerar que, no universo, não restará nada do ser humano. No entanto, me interessa discutir a concepção de Bergoglio e ver o que ele me sugere. Pode acontecer que, mesmo sem modificar as minhas convicções, eu me abra a uma perspectiva nova.
----------------------------
A reportagem é de Antonio Carioti, publicada no jornal Corriere della Sera, 12-09-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto
Fonte: IHU on line, 13/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário