domingo, 11 de agosto de 2013

O escândalo do pensamento

 Marcos Rolim*
A hipótese mais perturbadora de Hannah Arendt, apresentada em seu livro Eichmann em Jerusalém, é a de que o mal seja o resultado da ausência de pensamento. Diante do mal extremo aquele praticado pelos nazistas , ela sustenta que a obra do extermínio só foi possível pelo concurso de milhares de pessoas terrivelmente normais e disciplinadas. É claro que, entre a turba de criminosos das polícias e dos guardas dos campos, havia fanáticos antissemitas, mas a proporção destes nunca foi maior do que a dos sádicos em qualquer sociedade. O que predominava, pelo contrário, era um tipo completamente diferente: conformista a ponto de servir a qualquer poder, interessado mais em seu bem-estar pessoal do que na vitória da doutrina. Adolf Eichmann era um desses burocratas medíocres, e foi na cobertura de seu julgamento em Jerusalém, em 1961, que a filósofa (que não gostava de ser chamada de filósofa) percebeu a contradição entre a dimensão do mal por ele produzido e sua pequenez como sujeito. O excepcional filme Hannah Arendt, de Margarethe Von Trotta, em cartaz em Porto Alegre, dá conta desta descoberta e da hostilidade com a qual as conclusões de Arendt foram recebidas por boa parte do público, a começar pela comunidade judaica. A afirmação de que Eichmann havia cometido atos monstruosos, mas que ele mesmo não era um monstro, como a imprensa da época o caracterizava, mas alguém incapaz de pensar igual a milhares de outros foi recebida pela crítica como uma defesa do criminoso. Ao mesmo tempo, o fato de Arendt alemã de origem judaica ter assinalado em seu texto que muitas lideranças judaicas da Europa ocupada colaboraram com os nazistas especialmente quando da organização e policiamento dos guetos agregou à autora dissabores e mesmo ameaças.

As posições de Arendt vinculam-se a sua compreensão do fenômeno totalitário. Para ela, nazismo e stalinismo possuem, a par de suas diferenças, o ponto comum de negação do universalismo. Para os regimes totalitários, os seres humanos não possuem os mesmos direitos. Alguns não possuem direitos ou não devem ser considerados “humanos”. O “inimigo”, de classe ou de raça, pouco importa, é sempre um inimigo extremo, o que justifica e exige medidas de extermínio. Ao lembrar disto, percebemos o quanto desta herança sobrevive, desde a popularidade do slogan “Direitos humanos para humanos direitos”, criado pela ditadura argentina e repetido, desde então, por quem não costuma pensar, até as inúmeras frases e opiniões em favor da exclusão, do sofrimento ou da morte de suspeitos ou condenados que se tornaram, infelizmente, comuns na blogosfera e mesmo na mídia tradicional.

Hannah Arendt inquieta porque é próprio do pensamento desarrumar o que, antes, parecia estabelecido e resolvido. Autora fundamental em um mundo onde o pensamento se confunde, cada vez mais, com um escândalo, Hannah Arendt será sempre uma inspiração, menos para aqueles que preferem o conforto dos chavões e da repetição à busca da verdade.
------------------------
*Jornalista
Fonte: ZH on line, 11/08/2013
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário