terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A internet é coisa do demônio

Paulo Ghiraldelli*
Woody Allen vira agora, nas mãos de moça magoada (como a mãe), e através de uma lembrança dela dos sete anos, um molestador de criança. Fácil! As pessoas com problemas querem acreditar nisso, e já divulgam na internet o veredito. Simples assim.

Seymour ainda não esfriou no caixão e alguns já dizem que ele escolheu a morte, pois já havia tido uma overdose de heroína em 2006. Morreu porque quis, como todo artista – um doido. Simples assim.

Coutinho é comentado como quem deveria ter mantido o filho sob cuidados, e não ficado sob o jugo de um doente mental. Ou seja, quem tem filhos com problemas devem dizer a eles: vá para um manicômio, não é mais meu filho. Simples assim. 

A maldade das pessoas que dizem isso tudo das três figuras do cinema é inaudita. E o instrumento pelo qual alardeiam tudo e tudo julgam e condenam são as redes sociais.

Hobbes dizia que valeria a pena sair para uma situação de estado forte, uma vez que nos livraríamos da “guerra de todos contra todos” do estado de natureza. Mas, hoje, o que temos é a delação e o julgamento de todos contra todos através da disseminação de pequenos “brothers”. Todos nós jogamos o outro na sarjeta. Todo mundo é mais ou menos conhecido para estar, logo, sob a acusação do outro e sob um veredicto malévolo na rede social. Ninguém mais é inocente. Os bons não existem mais. O bom é só aquele que está denunciando e acusando o outro naquele momento da denúncia. Naquele momento ele se julga um deus. Ele não sabe que há outro deus, na pele de seu colega, fazendo o mesmo com ele.

As pessoas não param mais de exercer o linchamento público. Ninguém mais precisa de Hitler para viver sob o fascismo nosso de cada dia. Estamos em desgraça, em um inferno de mentiras geradas pela patologia de todos contra todos. Não creio que sobreviveremos a isso. Estamos perto do fim. A Internet, ao contrário do que o Papa Francisco falou, é mesmo o que o papa passado diagnosticou: instrumento do demônio. Claro que é. É nosso instrumento.
------------------------
* Filósofo. Escritor. Prof. Universitário
Fonte:http://ghiraldelli.pro.br/a-internet-e-coisa-do-demonio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário