sábado, 10 de maio de 2014

3 escritores mastigam Machado de Assis


Compare nesta brincadeira trechos de clássicos do autor e as versões simplificadas criadas a pedido da Folha
 
Brás Cubas na maior treta com Virgília. Um jovem de 17 anos bate uma papo quente com uma tiazinha de 30 na véspera do Natal. O sacana conselheiro Aires de olho em Rita. Você conhece esses personagens, mas não exatamente nestes termos. A pedido da Folha, Alexandre Vidal Porto, Joca Reiners Terron e Santiago Nazarian adaptaram para o "português" e os costumes do século 21 trechos de livros bem conhecidos do Bruxo do Cosme Velho. 

TRECHO ORIGINAL
Conto 'A Missa do Galo'
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite.

A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas primas. A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta acolheram-me bem, quando vim de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranqüilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas.

Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito." 

NOVA VERSÃO
Conto 'A Missa do Galo'
por Santiago Nazarian *

"Nunca entendi o papo que tive com uma tiazinha há uma pá de tempo. Eu tinha uns dezessete, ela trinta. Era noite de Natal e tal. Tinha combinado com um bróder aí de ir à missa do galo; nem dormi nem nada. Combinei de colar no pico dele à meia noite.

Eu tava morando na casa do Meneses, lá do cartório, que já foi casado com uma prima minha. A segunda mulher dele, a Conceição, e a mãe dela foram super parças me deixando ficar lá um tempo atrás, quando vim de Mangaratiba pro Rio pra fazer cursinho. Vivia de boa numa casa de dois andares da Rua do Senado com uns livros, dando uns rolês, poucos amigos, na real. A família era pequena. Tinha o Meneses, a mulher dele, a sogra, mas tinham duas empregadas. Gente das antigas, saca? Às dez da noite o povo já tava no quarto. Dormiam às dez e meia. O Meneses era desses que ia ao teatro. E como eu nunca tinha ido e tal, perguntava se podia ir junto. Nessas horas a sogra torcia o nariz e as empregadas rachavam o bico. Ele não respondia, se arrumava, saía e só voltava na manhã seguinte. Depois é que fui ver que "teatro" era modo de dizer. Meneses tinha uma amante, uma mulher separada, e dormia fora de casa uma vez por semana"
-
TRECHO ORIGINAL
Livro 'Memorial de Aires'
"Rita sorriu, deitando-me uns olhos de censura, e abanando a cabeça, como se me chamasse 'peralta'. Logo ficou séria, porque a lembrança do marido fazia-a realmente triste. Meti o caso à bulha; ela, depois de aceitar uma ordem de idéias mais alegre, convidou-me a ver se a viúva Noronha casava comigo; apostava que não." 

NOVA VERSÃO
Livro 'Memorial de Aires'
por Alexandre Vidal Porto *
"Rita sorriu, lançando-me um olhar de censura, e abanando a cabeça, como se me chamasse 'sacana'. Logo ficou séria, porque a lembrança do marido a deixava mal. Eu levei tudo na brincadeira; assim que passou a temas mais alegres, perguntou se eu achava que a viúva Noronha casaria comigo; ela apostava que não."
-
TRECHO ORIGINAL
Livro 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'
Capítulo LVI
O MOMENTO OPORTUNO
"Mas, com a breca! quem me explicará a razão desta diferença?
Um dia vimo-nos, tratamos o casamento, desfizemo-lo e separamo-nos, a frio, sem dor, porque não houvera paixão nenhuma; mordeu-me apenas algum despeito e nada mais. Correm anos, torno a vê-la, damos três ou quatro giros de valsa, e eis-nos a amar um ao outro com delírio. A beleza de Virgília chegara, é certo, a um alto grau de apuro, mas nós éramos substancialmente os mesmos, e eu, à minha parte, não me tornara mais bonito nem mais elegante. Quem me explicará a razão dessa diferença?" 

NOVA VERSÃO
Livro 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'
por Joca Reiners Terron *
Capítulo 56
MUITO DA HORA
"Mais qui carai: quem vai contá qualqui foi a treta? Numa hora a gente tava verde no feici, fico, desfico, suave, sem barraco, já qui foi só balada; mais fiquei meio mordido #xatiado. A zuera já elvis daê cruzo a pirigueti traveiz, vamo nos rolezinho só nos love, beijinho nos ombro das cachorra. Virgilia tava da hora, muito gata pra carái. Mais nóis era nóis e eu tava na mesma bagaça. Quem qui vai contá qual foi a treta?"
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário