quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Efeito Francisco

Documentário ressalta particularidades do primeiro Papa sul-americano
Por Ann Schneible

Um novo documentário pretende ressaltar a figura amada e muitas vezes desafiadora do Papa Francisco, que em apenas um ano, atrai a atenção do mundo.

The Francis Effect - O Efeito Francisco – estreia no Salt and Light Network em 31 de maio, e pretende explorar várias questões sobre este pontificado, desde a histórica eleição, com suas improvisadas conferências de imprensa, as mudanças institucionais relacionadas à Cúria, à ênfase sobre os ensinamentos fundamentais do Evangelho. Ou seja, o documentário revela o que se tornou conhecido como "efeito Francisco" através dos olhos do clero, professores e jornalistas, com o objetivo de compreender o particular ministério do primeiro Papa sul-americano.

"Ficou muito claro logo no início do pontificado do Papa Francisco que havia algo diferente, as pessoas prestam atenção como nunca antes”, disse Sebastian Gomes, escritor e diretor do documentário.

"À medida que os meses passavam, percebemos que o "Efeito de Francisco” crescia. Não era o que algumas pessoas chamam de período 'lua de mel'. Pareceu-nos ser algo que estava aqui para ficar".

Enquanto significativa atenção era dada a algumas mudanças superficiais do papado - seus novos sapatos, sua mudança para a residência de Santa Marta, etc - a equipe do Salt and Light percebeu a oportunidade de ir além.

O principal objetivo [do documentário], disse Gomes, "é ir mais fundo e levar as pessoas para dentro da história de uma forma que pudessem ver não apenas as mudanças superficiais, mas também histórico, cultural, burocrático, mudanças estruturais que ele também está implementando".
Uma das qualidades do Papa Francisco que o documentário enfoca é a sua forma de comunicar. "Há uma antiga máxima no Vaticano que você nunca deve falar sem um texto preparado", disse Gomes. "Isso definitivamente não se aplica a este Papa, porque ele fala o tempo todo sem um script. Se há um script, ele se desvia bastante do roteiro. Nós não sabemos o que ele vai dizer, e nem para quem".

 "Há muitas pessoas no mundo que não são católicas 
e não são cristãs, mas reconhecem 
que ele é a voz moral de maior 
autoridade no planeta hoje"

"Ele se cercou de pessoas - isso é uma mudança - e se comunica diretamente, e em linguagem simples que as pessoas entendem. Você não precisa ser uma pessoa educada para entender o que este Papa está dizendo. Pode ser qualquer um. Você não tem que ser um cristão para entender o que este Papa está dizendo. Isso faz parte do seu apelo para o mundo, e também é algo que exige uma certa investigação da nossa parte para fazer o filme: O que isso significa?"

O Efeito Francisco destaca alguns dos exemplos mais conhecidos de ‘improvisação’, como aquela coletiva de imprensa no avião voltando do Rio de Janeiro, e a entrevista do ano passado com o padre jesuíta Antonio Spadaro para La Civiltà Cattolica.

Muitos comentários que foram feitos pelo Papa durante esses encontros são pessoais, afirmou Gomes. "As pessoas realmente não sabem como interpretá-los, porque nunca ouviram um Papa falar assim antes. Ele faz alguns comentários muito significativos que nós, como Igreja, não necessariamente sabemos como aplicar, como interpretar o significado".

Outra questão explorada em The Francis Effect é a reforma interna da Igreja proposta por Francisco. "Está se tornando cada vez mais evidente que este é um Papa não só para a Igreja Católica, mas para todo o mundo. Percebemos isso na forma como ele apela para a paz, na forma como ele convidou para o dia de oração pelo que estava acontecendo na Síria há quase um ano”.

"Há muitas pessoas no mundo que não são católicas e não são cristãs, mas reconhecem que ele é a voz moral de maior autoridade no planeta hoje", disse. "Isso tem implicações significativas para a Igreja".

Por fim, o documentário explora se a particular abordagem do Papa Francisco é apenas um estilo, ou uma mudança substancial. “As pessoas tendem a dizer que é só estilo", disse Gomes. "No entanto, está se tornando cada vez mais evidente que, de certa forma, o estilo do Papa Francisco é substancial. Isso é uma coisa importante a considerar".

Uma das qualidades centrais do pontificado do Papa Francisco, afirma Gomes, é a ênfase na ideia de que "toda a missão da Igreja não é para a Igreja", mas para o mundo todo.

"O mundo precisa que a Igreja seja a Igreja no seu melhor", disse ele, "e a Igreja faz o seu melhor quando fala sobre os atributos fundamentais do Evangelho e de Jesus: amor, aceitação, abertura, misericórdia, perdão. Isso é o que o mundo precisa. Isso é o Evangelho. Francisco, encarnando isso à sua maneira, está mudando várias cabeças, atraindo muita atenção, e abrindo muitos corações e mentes. Isso é muito bom".
---------------------------
Fonte: Zenit.org. 28/05/2014
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário