domingo, 16 de março de 2014

O papa do presente


Quando o papa Bento 16 renunciou, em fevereiro do ano passado, a Igreja Católica exalava crise. Internamente, escândalos financeiros, sexuais e intriga estremeciam o Vaticano. Fora de seus muros, prosseguia o declínio de fiéis em regiões importantes, como a América Latina e a Europa. 

O diagnóstico dos problemas estava claro, mas, um ano atrás, ninguém previu que o argentino Jorge Bergoglio pudesse atacá-los com tanto ímpeto. Eleito papa aos 76 anos, ele conseguiu em pouco tempo iniciar uma ampla reforma. 

Consciente da importância simbólica e da repercussão midiática de seus gestos e discursos, Francisco investe em estratégia personalista, uma espécie de mitologia da própria humildade, para deixar em segundo plano os preconceitos da igreja, incompatíveis com o mundo moderno. Permaneceram intactos, afinal, os principais pontos da doutrina católica. 

Valendo-se de uma combinação de carisma, comportamento austero e foco nos mais pobres, o papa logo se tornou figura mundialmente admirada. Fez apenas uma viagem internacional --ao Brasil, em julho--, mas sua popularidade começa a ser comparada à de João Paulo 2°, que beijou o chão de 129 países em 26 anos de pontificado. 

Muito do sucesso de Francisco se deve a seu entendimento de que é preciso lidar com a "renovação interna da igreja e o diálogo com o mundo atual", como disse a bispos latino-americanos. 

Nessa linha, buscou abordagem menos conflituosa de temas espinhosos para os católicos, como a homossexualidade, inclusive declinando julgá-los. 

Para conhecer melhor seu rebanho de 1,2 bilhão de pessoas, instou os fiéis a dizer o que pensam sobre questões polêmicas, como divórcio, união gay e uso de anticoncepcionais. É clara a inversão: a igreja, que sempre se aferrou a um tipo bem definido de estrutura familiar, agora se abre para ouvir. 

Já não soa improvável que, no Sínodo da Família, marcado para outubro, temáticas dessa natureza sejam pelo menos postas em debate. A esta altura, o papa sabe muito bem que algumas das posições tradicionais do Vaticano criam uma grande distância entre o que pensam os fiéis e aquilo que pregam padres e bispos. 

Ao lado de tais iniciativas externas, por assim dizer, reformas internas incluem a renovação dos quadros da Cúria e mudanças no banco do Vaticano, foco de vários escândalos recentes devido ao descontrole de suas atividades. 

Aos 77 anos e com apenas um pulmão, Francisco tem pressa. Sabe que um ano é sempre fugaz para uma instituição milenar. Ainda assim tenta, sem perder tempo, mover a barca de são Pedro rumo ao que parece ser um futuro menos ancorado no próprio passado. 
-----------------
EDITORIAIS
editoriais@uol.com.br
Fonte: Folha online, 16/03/2014
Imagem da Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário