quarta-feira, 29 de maio de 2013

nostalgia digital - infografias de paul butt

infografia paul butt

Eles conhecem e dominam as novas tecnologias, mas sentem a nostalgia de um mundo que se movia a um ritmo mais demorado, no qual a vida era experienciada com os pés assentes na terra e não com os olhos postos na realidade virtual. O designer gráfico Paul Butt deu expressão a esta geração revivalista.
 
As gerações mais jovens já nasceram num mundo onde as comunicações nos colocam em qualquer parte do mundo, a qualquer hora. Mais do que essencial, hoje em dia é impensável não comunicar. À distância de um simples clique ou de uma chamada, todos estamos em rede e torna-se cada vez mais difícil escapar a isso. Mas estas gerações vivem lado a lado com aquelas para quem os telemóveis e a Internet eram realidades inimagináveis. 

Assim, temos assistido à evolução de dois movimentos sociais e tecnológicos paralelos: o da constante inovação e o da "nostalgia digital", uma vontade de revivalismo que se expressa, por exemplo, no regresso à utilização do vinil, que agora volta a ser vendido e promovido em todas as grandes cadeias de lojas de entretenimento. 

O designer gráfico Paul Butt faz parte dessa geração que assistiu às dramáticas mudanças no estilo de vida das sociedades desenvolvidas, provocadas pelas grandes evoluções tecnológicas na informática e nas telecomunicações, mas que, simultaneamente, reconhece a nostalgia de um mundo que se movia a um ritmo possível de acompanhar. 

Daí surgiu a ideia de desenvolver uma série de infografias que ilustrasse esse mesmo progresso da tecnologia e, consequentemente, da vida social. O produto final, intitulado, precisamente, "Nostalgia Digital", retrata a evolução dos suportes audiovisuais e de armazenamento de dados, dos telemóveis e a crescente utilização da tecnologia wireless (sem fios). 
 infografia paul butt
As tendências, já todos as conhecemos: os aparelhos tornaram-se cada vez mais pequenos, portáteis e acessíveis, em resposta à nossa necessidade cada vez maior de "empacotarmos" toda a nossa vida num único sítio. A leveza e o tamanho reduzido são duas das grandes características que todos procuram aquando da aquisição de um novo "brinquedo": um telemóvel, um computador, um leitor de música. 

 infografia paul butt

As antiguinhas cassetes e os cada vez menos utilizados CD's foram substituídos por suportes de música e vídeo digitais, como é o caso do mp3 e do mp4. As VHS dão lugar ao DVD que, por sua vez, já enfrenta alguma concorrência do Blu-ray. E agora, com a crescente popularidade de gadgets como o iPhone, todas as funcionalidades desta vida global são aglomeradas. Internet, telefone, multimédia, tudo num único aparelho. 
 infografia paul butt
Veja as infografias de Paul Butt com mais detalhe no site do autor.
-------------------------
Fonte: http://obviousmag.org/archives/2010/09/28

Nenhum comentário:

Postar um comentário