A ternura e a inteligência juntas são armas muito dissuasivas. Escutando o teólogo brasileiro Leonardo Boff se entende rapidamente por que seu amigo Joseph Ratzinger o afastou da igreja quando foi publicado um dos livros fundadores da Teologia da Libertação escritos por Boff, “Igreja, carisma e poder”. Muito antes de ser papa, Ratzinger foi amigo de Leonardo Boff, mas quando o severo teólogo alemão começou a subir a escadaria do poder no Vaticano não duvidou em levantar a mão para fazer Leonardo Boff sentar no mesmo banco onde, muitos séculos antes, a Santa Sé julgou Galileu Galilei. Leonardo Boff pagou o tributo por suas ideias.
Perdeu o direito de exercer o sacerdócio. Passaram-se muitos anos e muitos combates e Leonardo Boff não perdeu um centímetro dessa inteligência que evolve as coisas em uma mesca de racionalidade e revelação juvenil.
A paisagem que rodeia sua casa de Petrópolis é idílica, frondosa e
absorvente como as ideias que este intelectual de 75 anos vai expondo
com o frescor de um adolescente. Sob o título “o papa do povo”, a
revista Times escolheu o papa Francisco como a personalidade do ano. “O que faz este Papa
tão importante é a rapidez com que capturou a esperança de milhões de
pessoas que haviam abandonado toda esperança na Igreja”, escreve a Times. Leonardo Boff não está longe de pensar o mesmo. Chega ao fim o ano da eleição de Bergoglio como primeiro papa não europeu da história.
Nesta entrevista à Carta Maior, Leonardo Boff faz um lúcido balanço das esperanças suscitadas por Francisco,
das perspectivas de transformação que se levantam no horizonte, dos
atos já cumpridos e dos que virão. O teólogo brasileiro está convencido
de que, com Francisco, chegou muito mais que um homem vindo de longe: com ele chegou ao Vaticano
outra filosofia de vida, de política, outra prática pastoral, outra
sociologia e outro cristianismo inspirados nas raízes do continente.
Eis a entrevista.
Passam os meses e, da sua maneira sempre renovada, o papa
Francisco segue proporcionando surpresas. Como você analisa este momento
particular do catolicismo através de uma figura que está deslocando
quase todos os centros de gravidade do Vaticano?
Estamos em uma situação totalmente nova. Nós viemos de um inverno muito duro e rigoroso, com João Paulo II e Bento XVI. Agora sentimos a primavera com suas flores e frutos. Francisco
é um papa que surpreende, que a cada dia inventa coisas novas. É a
primeira vez que um papa não vem da velha cristandade europeia, mas sim
da periferia, ou seja, da América Latina. As igrejas da América Latina
eram igrejas espelho, enquanto as da Europa eram igrejas fonte. Agora,
depois de 500 anos, nossas igrejas se converteram em igrejas fonte.
Nossas igrejas têm suas tradições, suas reflexões, suas liturgias,
criaram um estilo de cristianismo ligado à libertação, ao compromisso
social. Deste caldo, espiritual, político e religioso veio o papa Francisco.
O novo papa tem outro tipo de mensagem, não é o velho cristianismo,
doutrinário, disciplinar. Trata-se de um cristianismo de profunda
comunhão com todas as pessoas, livre de doutrinas castradoras, com uma
mensagem baseada na simplicidade e na pobreza. Isso é inédito na
história do papado. É preciso levar em conta que só 24% doscristãos
estão na Europa; 62% estão na América Latina e os demais na Ásia e na
África. Isso significa que, hoje, o cristianismo é uma religião de
Terceiro Mundo. Teve suas raízes no primeiro mundo, mas isso já passou.
Francisco está muito consciente desse fato. Por isso
tem a fantasia criadora e é capaz de dizer “é preciso mudar”. Eu
acredito muito em sua fantasia, em sua liberdade, em seu coração e
liberdade espiritual. A igreja necessita de coração, não de poder. Onde
há poder não há amor nem compaixão. Francisco tem amor e compaixão. Eu não quero saber nada de poder, nem de tradições.
Para você, então, Francisco é um papa de combate?
Creio que Francisco combina duas coisas: a ternura de Francisco
e o rigor do jesuíta. É franciscano na forma humilde de viver, popular,
mas é um jesuíta da racionalidade moderna, analisa os fenômenos,
identifica a causa principal e, quando descobre, intervém com muita
determinação. Creio que o papa é uma feliz combinação entre ternura e
vigor. É disso que precisamos hoje na igreja. Para fora é um pastor,
para dentro é muito rigoroso.
Quando esteve no Rio de Janeiro, o discurso mais duro que pronunciou
foi para os bispos e cardeais. Disse a eles que não eram pobres nem
interiormente, nem exteriormente, que eram duros com o povo e que não
foram capazes de fazer a revolução da ternura, da compaixão, da
compreensão com o povo. Em Roma disse o mesmo: os ministros da igreja
tem que sair da fortaleza e ir para o povo e o povo deve poder vir e
sentir-se em casa. A igreja não está aí para condenar ninguém, mas sim
para acolher, perdoar, suscitar esperanças e ter compaixão com quem tem
problemas. Essa é a característica mais bela e evangélica de Francisco.
Você acredita que Francisco pode realmente reformar a igreja?
Eu acredito que Francisco, antes de reformar a cúria
e a igreja, já reformou o papado. O estilo do papa é outro. O papado
tem um ritual, nas vestimentas, nos símbolos do poder. Francisco
renunciou a tudo isso e fez o trabalho contrário: conseguiu que o
papado se adaptasse a suas convicções e a seus hábitos. Por isso
renunciou a todos os símbolos de poder. Ele disse: “a igreja tem que ser
pobre como Jesus”. São Pedro não tinha um banco e Jesus não entendia
nada de contabilidade! Jesus era um profeta que trazia fé, esperanças. Francisco resgata a tradição mais antiga da igreja e recusa chamar-se papa. Papa é um título dos imperadores. Francisco se considera um bispo de Roma que governa a igreja na caridade, não no direito canônico. Isso muda tudo.
Francisco é mais que um nome: é um projeto de
igreja, de uma sociedade mais simples, solidária, é o projeto de uma
simplicidade voluntária, de uma sobriedade compartilhada. Possivelmente
isso vá criar uma crise entre os bispos e cardeais. Eles se acreditam
príncipes da igreja e o papa não quer nada disso. Francisco quer que se renove o pacto das catacumbas
quando, ao final do Vaticano segundo, 30 bispos se reuniram nas
catacumbas e fizeram votos de viver na pobreza, de abandonar os palácios
e viver no meio do povo. Essa é a proposta para toda a hierarquia da
igreja. Essa será, para mim, a grande revolução de Francisco.
Com que forças Francisco poderá contar para mudar as más
tendências profundas da igreja? Por enquanto temos ouvido uma mensagem
pastoral muito entusiasta, mas para chegar à transformação completa há
um grande passo. Por acaso se apoiará na teologia da libertação, tão
reprimida por João Paulo II e Bento XVI?
É um papa muito inteligente. Francisco criticou muito os conservadores. No dia 11 de setembro aceitou encontrar-se com Gustavo Gutiérrez
(o outro inspirador da teologia da libertação). Isso me parece muito
importante para apoiar essa teologia que é, além disso, de certa forma, o
lugar de onde ele vem. A Argentina tem uma teologia da libertação
própria, que é a teologia da cultura popular. Francisco
se apoiou nesta teologia que se diferencia da teologia da libertação
comum porque não trabalha em torno do conflito de classe, mas sim em
torno da cultura dominante e da cultura dominada, da cultura do silêncio
que precisa ser liberada.
Ele está nesta linha. Daí vem a sua novidade.
Ele já escolheu oito cardeais de todo o mundo para criar uma instância de decisão. Seria fantástico se Francisco
convidasse mulheres para dirigir os destinos da igreja na perspectiva
da globalização. Até hoje, o cristianismo era algo ocidental que foi se
convertendo em algo cada vez mais acidental. Ele precisa ser
globalizado. Para ser global tem que ter outras dimensões. A igreja não
encontrou seu lugar na globalização. Ela é muito romanizada,
eurocêntrica. Mas Francisco tem a visão do jesuíta São Francisco Xavier, missionário na China, segundo a qual a igreja precisa sair para o mundo.
Para mim a melhor maneira é criar uma rede de igrejas e comunidades
que se encarnam nas culturas e tem rostos chineses, japoneses,
africanos, latino-americanos. É outro tipo de presença da igreja, não
como poder, mas sim como uma instância de apoio a tudo o que é humano. O
cristianismo se soma a outras religiões, a outros caminhos espirituais e
renunciam assim a seu privilégio de excepcionalidade, como se fosse a
única igreja verdadeira, a única religião válida. Não. O cristianismo
está junto às demais religiões para alimentar valores humanos, para
salvar a nossa civilização que está ameaçada.
No entanto, o discurso tradicional do Vaticano ainda se mantém.
Sim, eu creio que ele seguirá mantendo o discurso tradicional de
defesa da vida, contra o aborto, mas com uma diferença: antes, os temas
da moral sexual, familiar, do celibato dos sacerdotes ou do sacerdócio
das mulheres, eram temas proibidos, que não podiam ser discutidos.
Nenhum cardeal, bispo ou teólogo podia falar disso. Francisco
não, ele deixou aberta a discussão. Ele vai abrir uma ampla discussão
na igreja e vai recolher elementos que podem se tornar universais.
Francisco abriu muitos espaços. Não sei até que
ponto poderá avançar com isso, mas haverá sim uma ampla discussão na
igreja. Possivelmente consiga permitir que as igrejas locais, por
exemplo, na África, onde há outras culturas tribais, outra relação com a
sexualidade, possam atuar de outra forma ante a utopia cristã, uma
forma que não seja só a ocidental.
Hoje temos uma só maneira de ser cristão, mas há outras. Na América
Latina estamos demonstrando que é possível um cristianismo
afro-indígena-europeu, uma mescla de três grandes culturas. Por isso
aqui a igreja tem outro rosto, é mais aberta, mais comprometida com as
mudanças que beneficiam o povo. Temos que universalizar isso, porque a
injustiça mundial é muito grande. E este papa é muito sensível ante os
últimos, os invisíveis. Aí está sua centralidade.
Já se passou certo tempo da renúncia do papa Bento XVI. Esse
fato foi um enorme terremoto para os católicos do mundo. Qual é hoje sua
análise sobre esse momento de fratura sem o qual o para Francisco não
teria chegado ao trono de Pedro?
Eu creio que, quando Bento XVI leu o informe de mais de 300 páginas sobre a situação interna da igreja, seja o que concernia aos problemas do Banco do Vaticano, seja os escândalos sexuais que implicavam bispos e cardeais, creio que isso o abalou profundamente. Bento XVI
sentiu que não tinha força nem física, nem psíquica, nem espiritual,
para enfrentar um problema dessa natureza. Esse problema não vinha de
fora, do mundo, da sociedade, não: o problema vinha de dentro da igreja,
de sua parte mais central que é a cúria romana. Isso o escandalizou.
Bento XVI foi muito humilde ao reconhecer que outra
pessoa deveria vir com mais força, com mais determinação e outra visão
da igreja para criar um horizonte de esperanças e credibilidade que a
igreja havia perdido totalmente.
O Banco do Vaticano e todos os escândalos ligados a ele foi
um dos desencadeadores da renúncia de Bento XVI. Assim que assumiu, as
primeiras medidas do Papa Francisco tiveram a ver com o banco. Você
acredita que ele poderá levar a cabo a reforma final desta instituição
financeira comprometida com a máfia e a circulação de dinheiro opaco?
No Banco do Vaticano há muito dinheiro da máfia,
apoiada e comprometida com altas figuras da Cúria romana. Neste sentido,
há um risco que pesa sobre o papa.
Quando a máfia se sente agredida, é capaz de cometer crimes, de
eliminar pessoas. Por isso, é muito inteligente que o papa não viva nos
apartamentos pontificais, mas sim em uma casa de hóspedes. É muito
inteligente também que não coma sozinho, mas sempre com muitas pessoas. Francisco disse brincando que assim era mais difícil envenená-lo. Mas, para além disso, creio que Francisco vá inaugurar uma dinastia de papas do Terceiro Mundo,
da África, da Ásia, da América Latina. Com isso, o catolicismo se
enriquecerá com valores de outras culturas que nunca foram respeitadas,
mas sim colonizadas.
O cristianismo da América Latina é um cristianismo de colonização.
Fizemos muitos esforços para criar um cristianismo nosso, com nossos
santos, nossos mártires.
Nosso cristianismo tem seu próprio rosto, que não é o velho rosto
europeu. Isso vai facilitar que o cristianismo seja uma boa proposta
para a humanidade, não somente para os cristãos. Nosso cristianismo tem
outro elemento de ética, de humanidade, de espiritualidade para um mundo
altamente materializado, tecnologicamente sofisticado. Francisco encarna esse contraponto, essa dimensão.
Sua proposta tem futuro.
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A entrevista foi publicada pelo portal Carta Maior, 12-12-13.
Fonte: IHU on line, 14/12/2013
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