O jornalista e escritor americano, que lança no
Brasil o livro "Uma questão de caráter", diz que ser determinado,
curioso e ter autocontrole vale mais do que ser inteligente
Especializado em educação, o jornalista Paul Tough trabalhou 20 anos em veículos prestigiados, como o The New York Times.
Hoje ele se dedica a entender a ciência que explica por que algumas
crianças e jovens viram adultos de sucesso e felizes, enquanto outros
não. As respostas de Tough, publicadas em seu livro, lançado no Brasil
pela Editora Intrínseca, são provocativas. “Associamos sucesso a
inteligência”, diz ele. “Mas as pesquisas provam que estamos errados.
Não ensinamos a nossas crianças o que realmente faz diferença: caráter.”
Pai de um menino de 4 anos, Tough diz que é possível ensinar traços de
personalidade na escola.
ÉPOCA – No livro, o senhor tenta responder a uma questão
central: por que algumas crianças crescem e se dão bem na faculdade e na
vida adulta e outras se perdem pelo caminho? Há uma resposta para isso?
Paul Tough – O que tentei fazer foi reunir as pesquisas mais relevantes sobre o assunto, conversei com educadores, psicólogos e neurocientistas que tentam diariamente desvendar essa questão e, a partir daí, entender o que se sabe sobre o que ajuda as crianças a ter sucesso. As evidências mostram que não damos a ênfase necessária ao desenvolvimento de algumas habilidades – traços de personalidade ou caráter –, como determinação, autocontrole, persistência, curiosidade e inteligência social. As notas altas não são determinantes para formar adultos felizes e bem-sucedidos. Damos importância quase exclusiva à avaliação de desempenho cognitivo, que mede o Q.I., e ignoramos as evidências mostrando que os traços de personalidade importam, no mínimo, tanto quanto as habilidades intelectuais para que essas crianças sejam bem-sucedidas ao longo da vida.
Paul Tough – O que tentei fazer foi reunir as pesquisas mais relevantes sobre o assunto, conversei com educadores, psicólogos e neurocientistas que tentam diariamente desvendar essa questão e, a partir daí, entender o que se sabe sobre o que ajuda as crianças a ter sucesso. As evidências mostram que não damos a ênfase necessária ao desenvolvimento de algumas habilidades – traços de personalidade ou caráter –, como determinação, autocontrole, persistência, curiosidade e inteligência social. As notas altas não são determinantes para formar adultos felizes e bem-sucedidos. Damos importância quase exclusiva à avaliação de desempenho cognitivo, que mede o Q.I., e ignoramos as evidências mostrando que os traços de personalidade importam, no mínimo, tanto quanto as habilidades intelectuais para que essas crianças sejam bem-sucedidas ao longo da vida.
ÉPOCA – Qual sua definição de sucesso?
Tough – Não cito uma definição exata do que é sucesso. Mas falamos de algo no longo prazo na vida escolar e universitária dos jovens. Quando os economistas querem medir o sucesso, usam critérios como estabilidade da vida adulta, se vivem em famílias felizes, se estão bem no trabalho, lugares onde moram. Além desses indicadores, certamente há algo mais profundo. Psicólogos falam em se sentir completo e feliz. O mais importante para mim é o longo prazo. Quando pensamos em sucesso na educação, temos de olhar adiante uma, duas décadas. Somos muito imediatistas. As análises de educação olham resultados de curto prazo, fornecidos por avaliações de desempenho imediatistas. Essas avaliações não são capazes de prever dez anos adiante. Os adultos de sucesso e felizes têm outras habilidades além das intelectuais.
Tough – Não cito uma definição exata do que é sucesso. Mas falamos de algo no longo prazo na vida escolar e universitária dos jovens. Quando os economistas querem medir o sucesso, usam critérios como estabilidade da vida adulta, se vivem em famílias felizes, se estão bem no trabalho, lugares onde moram. Além desses indicadores, certamente há algo mais profundo. Psicólogos falam em se sentir completo e feliz. O mais importante para mim é o longo prazo. Quando pensamos em sucesso na educação, temos de olhar adiante uma, duas décadas. Somos muito imediatistas. As análises de educação olham resultados de curto prazo, fornecidos por avaliações de desempenho imediatistas. Essas avaliações não são capazes de prever dez anos adiante. Os adultos de sucesso e felizes têm outras habilidades além das intelectuais.
ÉPOCA – Uma das conclusões das pesquisas é que o caráter é
maleável. Qualquer um pode aprender traços de personalidade? Quem
ensina?
Tough – Sim, qualquer criança ou jovem pode aprender a ser diferente. Pesquisar sobre a maleabilidade do caráter é complicado, porque os cientistas já sabem que o ambiente em que as crianças crescem tem forte influência na formação dos traços de sua personalidade, especialmente ambientes vulneráveis, violentos, traumatizantes. Nessas condições, habilidades como autocontrole e determinação tendem a ser inibidas. Há evidências científicas fortes de que o contato com um professor, ou um mentor, ou alguém da família, nesses casos, pode mudar os traços de personalidade do indivíduo. O que não se sabe ainda com clareza é como fazer isso. Não podemos ainda dar uma receita aos professores de como ensinar seus alunos a ter mais autocontrole ou resiliência. Não temos um currículo escolar para isso. O certo é que a regra da maleabilidade vale para qualquer criança. Mesmo para as menos favorecidas.
Tough – Sim, qualquer criança ou jovem pode aprender a ser diferente. Pesquisar sobre a maleabilidade do caráter é complicado, porque os cientistas já sabem que o ambiente em que as crianças crescem tem forte influência na formação dos traços de sua personalidade, especialmente ambientes vulneráveis, violentos, traumatizantes. Nessas condições, habilidades como autocontrole e determinação tendem a ser inibidas. Há evidências científicas fortes de que o contato com um professor, ou um mentor, ou alguém da família, nesses casos, pode mudar os traços de personalidade do indivíduo. O que não se sabe ainda com clareza é como fazer isso. Não podemos ainda dar uma receita aos professores de como ensinar seus alunos a ter mais autocontrole ou resiliência. Não temos um currículo escolar para isso. O certo é que a regra da maleabilidade vale para qualquer criança. Mesmo para as menos favorecidas.
ÉPOCA – Como as escolas que você conheceu ensinam isso na prática?
Tough – A Kipp School, uma escola do Bronx, adotou um cartão de personalidade. É uma espécie de boletim. Nele, os alunos recebem avaliações de suas habilidades não cognitivas. De novo, não se sabe bem o efeito disso. De qualquer forma, essas ideias são levadas para o cotidiano escolar desses alunos. Os professores com seus cartões mandam uma mensagem importante a seus alunos: é possível mudar e lidar de forma diferente com os problemas. Eles discutem em sala de aula que traços de caráter o aluno poderia exercitar para evitar o mesmo erro no futuro. Essa discussão por si só já ameaça a antiga mentalidade, tão comum nas escolas, de que não é possível mudar o que está ruim. Muitos alunos acham que não podem. Essas novas ideias dizem que, se trabalharem duro, se continuarem tentando, podem tirar uma nota melhor ou fazer uma redação melhor.
Tough – A Kipp School, uma escola do Bronx, adotou um cartão de personalidade. É uma espécie de boletim. Nele, os alunos recebem avaliações de suas habilidades não cognitivas. De novo, não se sabe bem o efeito disso. De qualquer forma, essas ideias são levadas para o cotidiano escolar desses alunos. Os professores com seus cartões mandam uma mensagem importante a seus alunos: é possível mudar e lidar de forma diferente com os problemas. Eles discutem em sala de aula que traços de caráter o aluno poderia exercitar para evitar o mesmo erro no futuro. Essa discussão por si só já ameaça a antiga mentalidade, tão comum nas escolas, de que não é possível mudar o que está ruim. Muitos alunos acham que não podem. Essas novas ideias dizem que, se trabalharem duro, se continuarem tentando, podem tirar uma nota melhor ou fazer uma redação melhor.
ÉPOCA – Os alunos da Kipp são de baixa renda. A origem dos alunos importa para o desenvolvimento desses traços de personalidade?
Tough – As pesquisas na área da neurociência mostram que as crianças menos favorecidas, que cresceram em ambientes traumatizantes e violentos, têm mais dificuldade de desenvolver concentração, disciplina, autocontrole. Entre as crianças e os jovens privilegiados, a maior dificuldade é ter determinação, a habilidade de lidar com a adversidade. Dentro do colégio de elite, ouvi muito esta frase: “Eles não sabem como lidar com o fracasso”.
Tough – As pesquisas na área da neurociência mostram que as crianças menos favorecidas, que cresceram em ambientes traumatizantes e violentos, têm mais dificuldade de desenvolver concentração, disciplina, autocontrole. Entre as crianças e os jovens privilegiados, a maior dificuldade é ter determinação, a habilidade de lidar com a adversidade. Dentro do colégio de elite, ouvi muito esta frase: “Eles não sabem como lidar com o fracasso”.
ÉPOCA – Por que isso acontece?
Tough – Eles são criados longe do fracasso. São tão protegidos pelos pais, pela cultura, que têm medo de errar, de se dar mal. Muitos pais temem o fracasso dos filhos, como não passar no vestibular. Por isso tentam resolver todos os problemas da vida de seus filhos. Ao privá-los da experiência de errar, e de se frustrar, acabam atrapalhando o desenvolvimento de traços de personalidade cruciais para o sucesso futuro. Errar não é divertido, especialmente para adolescentes na escola. Mas, se aprendem logo cedo que errar não é o fim do mundo, que é preciso falhar algumas vezes para ter sucesso depois, levarão uma lição valiosa para a vida adulta. Quem não tem a oportunidade de aprender essa lição nos últimos anos do ensino fundamental e no ensino médio não saberá o que fazer quando deparar com os desafios reais da vida.
Tough – Eles são criados longe do fracasso. São tão protegidos pelos pais, pela cultura, que têm medo de errar, de se dar mal. Muitos pais temem o fracasso dos filhos, como não passar no vestibular. Por isso tentam resolver todos os problemas da vida de seus filhos. Ao privá-los da experiência de errar, e de se frustrar, acabam atrapalhando o desenvolvimento de traços de personalidade cruciais para o sucesso futuro. Errar não é divertido, especialmente para adolescentes na escola. Mas, se aprendem logo cedo que errar não é o fim do mundo, que é preciso falhar algumas vezes para ter sucesso depois, levarão uma lição valiosa para a vida adulta. Quem não tem a oportunidade de aprender essa lição nos últimos anos do ensino fundamental e no ensino médio não saberá o que fazer quando deparar com os desafios reais da vida.
ÉPOCA – Esses alunos não enfrentam desafios diários? Eles têm
um monte de conteúdo para aprender, têm um monte de lição de casa,
cursos extras e ainda precisam passar no vestibular...
Tough – Não podemos confundir estresse com desafio. Claro que esses estudantes trabalham duro, ficam noites sem dormir, são cobrados por resultados à exaustão. Mas não são desafiados de verdade. A diferença é a mesma entre completar um percurso de corrida e escalar uma montanha. A corrida pode ser exaustiva, mas você sabe o que precisa fazer e por onde deve ir. Escalar uma montanha é outra coisa. Envolve tomar decisões arriscadas para fazer algo que você nunca fez antes. Isso é desafiador. As escolas não são boas em desafiar seus alunos, em tirá-los de sua zona de conforto, em estimular que corram riscos. Há muitos bons professores que trabalham para isso, mas, no geral, os sistemas de ensino não permitem aos alunos ter esse tipo de experiência.
Tough – Não podemos confundir estresse com desafio. Claro que esses estudantes trabalham duro, ficam noites sem dormir, são cobrados por resultados à exaustão. Mas não são desafiados de verdade. A diferença é a mesma entre completar um percurso de corrida e escalar uma montanha. A corrida pode ser exaustiva, mas você sabe o que precisa fazer e por onde deve ir. Escalar uma montanha é outra coisa. Envolve tomar decisões arriscadas para fazer algo que você nunca fez antes. Isso é desafiador. As escolas não são boas em desafiar seus alunos, em tirá-los de sua zona de conforto, em estimular que corram riscos. Há muitos bons professores que trabalham para isso, mas, no geral, os sistemas de ensino não permitem aos alunos ter esse tipo de experiência.
ÉPOCA – O senhor acredita que essas habilidades podem ser medidas em larga escala?
Tough – Será possível, mas não sabemos hoje como fazer isso. E demorará até encontrarmos o caminho. Mas não precisamos esperar um sistema de avaliação para começar a trabalhar essas qualidades. Porque o melhor jeito de medir o sucesso dessas habilidades é olhar como elas interferem no longo prazo. Na formação da faculdade, por exemplo. A principal razão de estudantes americanos largarem a faculdade não tem a ver com inteligência, mas com habilidades de caráter.
Tough – Será possível, mas não sabemos hoje como fazer isso. E demorará até encontrarmos o caminho. Mas não precisamos esperar um sistema de avaliação para começar a trabalhar essas qualidades. Porque o melhor jeito de medir o sucesso dessas habilidades é olhar como elas interferem no longo prazo. Na formação da faculdade, por exemplo. A principal razão de estudantes americanos largarem a faculdade não tem a ver com inteligência, mas com habilidades de caráter.
ÉPOCA – O senhor abandonou a faculdade. Por quê?
Tough – Duas vezes. A primeira, aos 18 anos, quando era calouro da Columbia, em Nova York. Larguei para fazer uma viagem de bicicleta pelos Estados Unidos que durou dois anos. A segunda, aos 20, no segundo semestre da Universidade McGill, no Canadá. Tento até hoje entender as razões para ter desistido. Ficou mais difícil depois que escrevi esse livro. Quando desisti pela segunda vez, foi para começar como estagiário numa revista. Foi o começo de minha carreira no jornalismo. Encontrei ali o que sempre procurei e esperei de uma universidade: discussão de ideias e aprender sobre o mundo. Para mim funcionou, porque descobri que o jornalismo é meu jeito de entender o mundo.
Tough – Duas vezes. A primeira, aos 18 anos, quando era calouro da Columbia, em Nova York. Larguei para fazer uma viagem de bicicleta pelos Estados Unidos que durou dois anos. A segunda, aos 20, no segundo semestre da Universidade McGill, no Canadá. Tento até hoje entender as razões para ter desistido. Ficou mais difícil depois que escrevi esse livro. Quando desisti pela segunda vez, foi para começar como estagiário numa revista. Foi o começo de minha carreira no jornalismo. Encontrei ali o que sempre procurei e esperei de uma universidade: discussão de ideias e aprender sobre o mundo. Para mim funcionou, porque descobri que o jornalismo é meu jeito de entender o mundo.
ÉPOCA – Como o senhor se sente ao imaginar seu filho querendo desistir da faculdade para andar de bicicleta? Nervoso?
Tough – Sim (risos)! Definitivamente, quero que ele tenha um diploma! Essa é uma boa pergunta porque tem a ver com o que disse antes sobre os pais tentarem proteger seus filhos do fracasso. Quando disse para os meus pais que largaria tudo para fazer uma viagem de bicicleta, eles não disseram que essa era uma boa ideia. Mas não me impediram. Não fizeram nada, me deixaram descobrir por conta própria. Deu certo. Espero poder fazer a mesma coisa por meu filho.
Tough – Sim (risos)! Definitivamente, quero que ele tenha um diploma! Essa é uma boa pergunta porque tem a ver com o que disse antes sobre os pais tentarem proteger seus filhos do fracasso. Quando disse para os meus pais que largaria tudo para fazer uma viagem de bicicleta, eles não disseram que essa era uma boa ideia. Mas não me impediram. Não fizeram nada, me deixaram descobrir por conta própria. Deu certo. Espero poder fazer a mesma coisa por meu filho.
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Reportagem por CAMILA GUIMARÃES
Fonte: REvista Época online, 04/04/2014
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